9 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Estudante de Farmácia fala sobre diferença entre medicamentos

Estudante de Farmácia fala sobre diferença entre medicamentos

Larissa explicou que o medicamento genérico tem a mesma concentração, forma, administração e indicação de medicamento de referência

29/07/2020 09h16 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
Estudante de Farmácia fala sobre diferença entre medicamentos Foto: Divulgação / UNICEP

Muita gente não sabe a diferença entre medicamento genérico, similar ou de referência, por isso, para esclarecer essas dúvidas a estagiária da Farmácia Escola da UNICEP, Larissa Goulart Cortez, estudante do curso de Farmácia da UNICEP, falou sobre esse tema tão importante.

Segundo Larissa, quando há um novo registro de medicamento no Brasil, esse medicamento é registrado como medicamento de referência. O medicamento passa por testes de eficácia, segurança e qualidade, que são registrados na ANVISA. “Todo medicamento de referência recebe um nome comercial, ou uma marca para ser vendido no mercado. Como os laboratórios farmacêuticos investem financeiramente em anos de pesquisa até conseguir lançar um medicamento, eles têm direito a uma patente, após o lançamento, que pode durar de 10 a 20 anos, tempo que as indústrias demoram para receber esse investimento de volta.”, contou a estudante.

Larissa explicou que o medicamento genérico apresenta a mesma concentração, forma farmacêutica, administração e indicação de medicamento de referência, o que muda é que os laboratórios que fabricam esse tipo de medicamento não precisam investir nas pesquisas, como é o caso da indústrias que fabricam o medicamento de referência, e isso, faz com que o medicamento seja vendido em um valor um pouco mais em conta no mercado. “O genérico é de fácil identificação, todas as embalagens trazem uma taxa amarela e a letra G bem destacada em preto. Ele não é vendido com o nome comercial ou uma marca, ele vem com o nome do princípio ativo destacado, no lugar do nome comercial.”, afirmou a estagiária.

E continuou: “Por último temos os similares, que apresentam os mesmos fármacos, a mesma concentração, forma farmacêutica, administração e indicação de um medicamento de referência, mas que pode ter tamanho, formato do produto, embalagem e rótulo diferentes. Também é um pouco mais em conta no mercado pelo mesmo motivo do genérico, a indústria que fabrica o medicamento não precisa investir em todas as etapas de pesquisa.”.

Se você ficou com alguma dúvida ou precisa de algum detalhe a mais mande mensagem para a Farmácia Escola da UNICEP pelo WhatsApp (16)99642-9203 ou entre em contato pelo telefone (16) 3307-2111. Veja mais dicas no Instagram da Farmácia Escola UNICEP @farmaciaunicep (https://instagram.com/farmaciaunicep?igshid=16r7m2tvmn8qk).

Se quiser ver o vídeo com as dicas acesse o Instagram da UNICEP (@unicepsaocarlos).

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x