2 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Estudantes simulam tarefas de cientistas na Embrapa

Estudantes simulam tarefas de cientistas na Embrapa

09/10/2013 16h55 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Estudantes simulam tarefas de cientistas na Embrapa

Cerca de 40 estudantes da 7ª série da Escola Estadual Jesuíno de Arruda (São Carlos) vão passar por uma experiência bem diferente do dia a dia da sala de aula, entre às14he 17h, desta quinta-feira, 10. Nos laboratórios da Embrapa Instrumentação, localizada na mesma cidade da escola, os alunos vão vivenciar “Um dia de cientista”, durante o qual vão desenvolver três experimentos.

 

Os “Nanocientistas”, como o grupo se autodenominou, vão desenvolver experimentos e conhecer pesquisas à base de nanotecnologia, a fim de compreenderem o conceito e à aplicação de um polímero na criação de uma tecnologia. São experimentos de baixa complexidade, considerando o grau de escolaridade e idade dos estudantes. Para o chefe-geral da Embrapa Instrumentação, Luiz Henrique Capparelli Mattoso, que frequentou os bancos da Escola Jesuíno de Arruda por sete anos,  atividades como essas são extremamente importantes e podem despertar vocações no campo científico.

A primeira tarefa da agenda dos alunos é visitar o Laboratório de Microscopia Eletrônica, onde terão a oportunidade de conhecer uma imagem em escala nanométrica. No Laboratório de Processamento de Materiais Nanoestruturados e Bioprodutos os estudantes vão observar como são desenvolvidos os novos materiais e a produção de filmes plásticos.

Os três experimentos – coagulação de látex de borracha natural, solubilização de plástico e a produção de geleca – serão realizados no Laboratório de Preparação de Amostras. O pesquisador José Manoel Marconcini conta que a ideia da atividade é aplicar o conceito de edutenimento – unir educação ao entretenimento.

A atividade faz parte do programa Embrapa & Escola e do site Contando Ciência na Web e integram as ações de comemoração dos 40 anos da Embrapa, completados em abril, quando o site fez dois anos. Em São Carlos, as duas unidades da Embrapa – Pecuária Sudeste e Instrumentação desenvolvem atividades em parceria no âmbito desses programas.

A proposta do programa é promover uma ação educativa em instituições de ensino de todo o Brasil, com foco no desenvolvimento de um projeto de ciência para alunos e professores do ensino fundamental.

Com esse intuito, de acordo com a responsável pelo programa na Embrapa Instrumentação, Monica Laurito, as unidades de pesquisa da Empresa deram início, em agosto, ao desenvolvimento das atividades nas escolas, oferecendo aos estudantes orientações, por meio de palestras educativas promovidas por pesquisadores e técnicos sobre a elaboração do projeto, conceitos de nanotecnologia, apresentação de peça teatral e dos programas Embrapa & Escola e site Contando Ciência na Web. 

O desfecho do processo culmina com o desenvolvimento dos experimentos em laboratório e a apresentação destes na primeira Feira do Conhecimento que a Escola Jesuíno de Arruda vai realizar no dia 19 de outubro, das 9 às 14 horas.

 

Premiação

A Embrapa vai selecionar e premiar os cinco melhores projetos, um em cada região do Brasil, com kits contendo mochilas ecológicas, estojo, caderno, agenda escolar e mouse pad, além de kits de publicações infanto-juvenis da Embrapa para a biblioteca da escola. Serão contemplados o professor, a escola e os alunos responsáveis pelos projetos.

O projeto que atender melhor os critérios de inovação criatividade, sustentabilidade, impacto na comunidade e benefício gerado pela tecnologia para o aprendizado do aluno será contemplado com uma viagem a Brasília, onde um professor e um estudante receberão o prêmio.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x