28 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Eventos comemoram 8 anos da USE na UFSCar

Eventos comemoram 8 anos da USE na UFSCar

28/05/2013 11h24 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Eventos comemoram 8 anos da USE na UFSCar

A Unidade Saúde Escola (USE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) promove, até o dia 29, o III Ciclo de Debates Interdisciplinares. Formada por palestras, debates e oficinas, o evento faz parte da comemoração dos 8 anos de instalação da Unidade.

 

Na manhã de ontem, primeiro dia do evento, realizou-se a discussão Direito à Saúde: um debate necessário. A palestra coube ao juiz de direito da 2ª Vara Civil da cidade, Paulo César Scanavez, tendo como moderadora a professora Maria Lúcia Teixeira Machado, diretora da USE, e como debatedoras a professora Luiz Cristina Monteiro, do departamento de gerontologia, e a usuária da Unidade, Maria Cristina de Farias.

Durante a palestra, Scanavez abordou temas como o individuo sendo fonte de dignidade, a relação entre dignidade e o direito de informação dos pacientes, a vida como princípio que dá sustentação a outros princípios e a necessidade do judiciário mudar a forma como encara as situações, preferindo a conciliação e a mediação ao litígio.

“Nos litígios relacionados à saúde precisamos decidir se houve violação à dignidade das pessoas e qual o grau dessa violação. Em qualquer abordagem é importante a preservação da individualidade das pessoas, de seus valores físicos, seus valores psíquicos”, disse o juiz.

 

A USE – Segundo a diretora geral da USE, a unidade teve sua origem em ações pontuais das áreas de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, que atuavam nessas área juntos aos alunos e atendendo aos usuários: “E quando a USE foi criada se somaram profissionais de diferentes categorias, de diferentes formações para atuar junto com esses departamentos”.

A diretora afirma que, atualmente, a USE oferece atendimentos nas áreas de Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Enfermagem, Educação Física, Medicina e Psicologia: “Realizamos entre 1500 e 2 mil atendimentos por mês”, diz.

Além de oferecer atendimento a usuários, a USE tem como objetivo a formação de alunos ligados à área de saúde, bem como o estímulo ao desenvolvimento de pesquisas na área: “Ela tem a característica de fazer todo um esforço concentrado em torno da construção da indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão”, explica Maria Lúcia.  

Os eventos são gratuitos e abertos ao público em geral. Informações sobre as palestras e oficinas podem ser encontradas no http://www.use.ufscar.br/galeria-de-fotos/album-2

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x