27 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Fazenda Santa Maria recebe André Mota

Fazenda Santa Maria recebe André Mota

24/05/2012 12h36 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Fazenda Santa Maria recebe André Mota

A Fazenda Santa Maria do Monjolinho recebe nesta quinta-feira, 24, às 10h, a visita do diretor do Museu Histórico da Faculdade de Medicina da USP, André Mota. O objetivo da visita é a interação da direção do museu com o acervo pessoal do professor Ernesto Souza Campos sobre a história da USP (Universidade de São Paulo) e da Faculdade de Medicina da USP, existentes na Fazenda Santa Maria. A família Malta Campos, dona do estabelecimento rural, busca parcerias para a preservação deste acerto.

 

Ernesto Souza Campos foi fundador da USP e ministro da Educação no governo do presidente Eurico Gaspar Dutra em 1946. Ele viveu e estudou na Fazenda Santa Maria durante muitos anos.

Em 1906, formou-se Engenheiro pela Escola Politécnica de São Paulo e médico pela Faculdade de Medicina de São Paulo, como primeiro aluno dos cursos e “pelo reconhecimento dos magníficos resultados obtidos durante os anos de curso, recebeu como prêmio estudar nos Estados Unidos sendo escolhido pela Comissão da Rockfeller Foundation”.

Como estudioso conheceu quase todas as universidades do novo e velho mundo, sempre encantado com o sistema “universitário”. Foi assim, que junto com seus parceiros, criou-se à idéia de unir as faculdades existentesem São Pauloformando a Universidade de São Paulo – USP.

Devido sua dedicação acadêmica nos Estados Unidos, obteve da Fundação Rockfeller os recursos para construção do Hospital das Clinicas. No interior paulista, iniciou as primeiras Escolas Estaduais, das quais originaram a Unesp. Quando ministro da Educação fundou as Universidades Católicas da Bahia, Recife, Paraná, e de São Paulo, no Rio de Janeiro faltava apenas outorgar os estatutos.

Ocupou a cadeira nº 34 da Academia Paulista de Letras. E dizia “Ciências e Letras não se repelem, antes se atraem, se interpenetram”. Fundou o PEN Clube de São Paulo (poetas, ensaístas e novelistas) com atividade exclusiva no campo literário, é uma instituição patrocinada pela Unesco, com sedeem Londres. O PENde São Paulo surgiu com os inúmeros escritores na tradicional Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

A trajetória de todas suas realizações e o inicio das idéias como o croqui, a punho, desta primeira Universidade de São Paulo estão preservadas em seu acervo pessoal sob os cuidados e guarda do Instituto Souza Campos sediado na Fazenda Santa Maria do Monjolinho, da qual foi bem reconhecida pelo Condephaat como Patrimônio Histórico do nosso Estado e com ligação intensa com Ernesto Souza Campos.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x