13 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Florada de inverno aparece pelas ruas de São Carlos

Florada de inverno aparece pelas ruas de São Carlos

10/06/2012 10h22 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Florada de inverno aparece pelas ruas de São Carlos

Inverno para muitas pessoas significa frio e tempo chuvoso, mas além da queda de temperatura e agasalhos, o que podemos ver ao nosso redor é uma paisagem diferenciada que surge através da floração de inverno. Algumas espécies de plantas passam a florescer nesta época do ano. Conhecido popularmente e fácil de encontrar pelas ruas da cidade é o Ipê (Tabebuia), seja amarelo (chrysotricha), branco(roseoalba), rosa (pentaphylla) ou roxo (impetiginosa), embeleza todo o espaço de onde estiver.

A professora Lúcia Helena de Aguiar Vieira, coordenadora dos cursos de Ciências Biológicas do Centro Universitário Paulista (Unicep), cita outras espécies de plantas, como o Bico-de-papagaio (Euphorbia pulcherrima), Azaléia (Rhododendron indicum), Amor-perfeito (Viola tricolor), Ciclame (Cyclamen persicum), Cravo (Dianthus caryophyllus), Jasmim-amarelo (Jasminum primulinum), Kalanchoe ou gordinha (Kalanchoe blossfeldiana), Flor-de-São-João (Pyrostegia venusta) e Orquídea Cymbídio (Cymbidium sp) dentre outras.

“Embora muitas vezes pensemos em flores como algo que vemos na primavera, as plantas podem florescer sob uma amplitude surpreendente de condições, dentre elas as do inverno. Nesta época do ano a maioria das plantas entra em um período de redução do crescimento para reiniciar na primavera um novo ciclo vegetativo, mas algumas plantas atingem seu esplendor, florescendo nos períodos mais frios do ano, deixando ruas, jardins, canteiros e vasos bonitos e floridos”, explica a coordenadora.

A professora de Botânica, Silmara Fanti, do curso de Biologia da Unicep, explica que a habilidade para florescer, isto é, a transição da juvenilidade para a maturidade, é alcançada quando uma planta atinge certa idade ou certo tamanho. Em algumas plantas a transição para o florescimento ocorre independente das condições ambientais (indução autônoma). Outras plantas requerem a exposição a determinadas condições, sendo que os mais importantes controladores da floração são o comprimento do dia (fotoperíodo) e a temperatura, sendo ambos sinais estimulantes, e a floração ocorre algum tempo após o tratamento indução.

“Algumas plantas florescem no inverno, pois necessitam de dias curtos ou noites longas para florescer, associados a temperaturas mais amenas. Condições climáticas características da estação de inverno”, explica a professora.

As plantas em geral necessitam de cuidados especiais durante a estação mais fria, a quantidade de água colocada deve ser menor e rega em menos vezes. “Algumas medidas especiais podem ser tomadas com relação as plantas no período de inverno, como a quantidade de regas, já que com a redução do calor, diminui também a necessidade de água pelas plantas. Todo o excesso de umidade pode ocasionar apodrecimento de raízes, proliferação de fungos e insetos sugadores, entre outros problemas”, ressalta a professora.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x