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Governo de São Paulo entrega duplicação da SP-318 e confirma pedágio

21/01/2017 01h25 - Atualizado há 7 anos Publicado por: Redação
Governo de São Paulo entrega duplicação da SP-318 e confirma pedágio

O vice-governador de São Paulo, Márcio França (PSB), esteve em São Carlos na manhã de ontem, 20. Ele participou da cerimônia de entrega de 2,1 quilômetros de duplicação da rodovia Thales Lorena Peixoto Júnior, a SP-318. De acordo com a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), os investimentos no trecho somam R$ 30,8 milhões.

No evento, o diretor da Agência, Giovani Pengue Filho, enfatizou que outras obras devem ser executadas na pista, no entanto, em outro momento, uma vez que o governo estadual lançou, recentemente, um novo pacote de concessões, que estabelece a construção de uma praça de pedágio no quilômetro 254 da rodovia.

Segundo o governo estadual, a licitação internacional colocará as pistas concessionadas entre as mais modernas do mundo. Para quem utilizar as rodovias, a nova concessão terá benefícios como valor de tarifa de pedágio variável de acordo com horário e movimentação, sistema de wi-fi ao longo de todo o percurso de pistas concedidas para comunicação on-line com o motorista, além da redução de 21%, em média, no valor das tarifas de pedágio já existentes, mais desconto de 5% nas tarifas para quem utilizar modo eletrônico de pagamento de pedágio.

A proposta é de investimentos de cerca de R$ 5 bilhões ao longo de 30 anos. Desse total, R$ 1 bilhão será para as obras principais de ampliação da malha rodoviária, R$ 2,4 bilhões referentes à restauração e conservação durante os 30 anos de contrato e o restante em equipamentos e sistemas, bem como outras melhorias e investimentos nas pistas. A maior parte dos investimentos deverá ocorrer obrigatoriamente até o 10º ano contratual. A abertura das propostas ocorrerá em 25 de abril de 2017. Podem participar da concorrência internacional empresas nacionais, estrangeiras, fundos de investimentos e entidades de previdência complementar – isoladamente ou em consórcio. “Essa obra concluiu o contrato de concessão da Autovias. Estão previstas novas obras em um novo pacote de concessões. Está prevista, sim, a implantação do pedágio, mas junto dele teremos uma série de serviços agregados”, esclareceu Pengue Filho.

IMPOSTOS – A obra de ampliação foi executada entre o km 241 e o km 243. Segundo a Artesp, a capacidade de fluxo passa a ser dobrada. As obras foram iniciadas em setembro de 2014 e atendem os seis mil veículos que passam diariamente no trecho, além de beneficiar os 1,5 milhão de munícipes da região com a modernização da infraestrutura rodoviária.

O projeto contempla, ainda, a implantação de um novo acesso ao bairro Varjão, no km 243, e uma passarela no km 242,1. O trecho de São Carlos atende, inclusive, os alunos e trabalhadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). 

Sobre o pedágio, França disse em seu pronunciamento que não acha justo retirar do dinheiro dos impostos de quem não usa as rodovias esse tipo de investimento. “Quem não usa a rodovia não deve pagar por esse tipo de investimento”.

 

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