Grupo com idade entre 55 e 59 anos será vacinado em julho
São Carlos já imunizou 34,6% da população
As pessoas com 55 a 59 anos poderão ser vacinadas contra a Covid-19 a partir de 1º de julho, segundo o governo do estado de São Paulo. Em São Carlos (SP) a vacinação da população está ativa para pessoas acima de 60 anos, gestantes e a população com deficiência permanente, comorbidades acima de 50 anos.
A cidade já aplicou 88.130 doses da vacina contra a Covid-19, que representa 34,63% da população estimada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) que em 2020 atingiu 254,4 mil habitantes. Neste contexto, deve se levar em consideração que pessoas abaixo de 18 anos, que não tenham deficiência permanente, comorbidades, não serão vacinadas, em princípio.
Ao se estratificar os grupos vacinados, encontram-se 19.168 trabalhadores da Saúde, 62.305 idosos e 3.542 pessoas que trabalham no segmento da Educação. Nesse total, constam ainda as 3.107 pessoas com deficiência permanente, comorbidades, indígenas, grávidas e puérperas (mães que tiveram filhos recentemente) acima de 18 anos que receberam, até o momento, a primeira dose.
De acordo com o governador João Doria (PSDB), o estado planeja finalizar plenamente a vacinação de pessoas com deficiência permanente e comorbidades no mês de junho.
Em São Carlos, a Prefeitura prevê iniciar a vacinação de pessoas entre 45 e 49 anos com deficiência permanente e comorbidades a partir de segunda-feira, 24. No dia 28 entrarão as pessoas entre 40 e 44 anos. O governo estadual estima vacinar 1.455 mil pessoas relativas a este grupo.
Os profissionais da Educação acima de 46 anos estão recebendo a primeira dose do imunizante. Segundo estimativa do governador Doria, a faixa etária da categoria será ampliada para a comunidade da educação entre 18 a 46 anos com vacinação prevista para os dias 21 e 31 de julho. Doria quer imunizar este grupo para que se possa voltar às aulas no segundo semestre.
A coordenadora do Centro de Controle de Doenças do Estado, Regiane de Paula, ressaltou que esse planejamento considera a projeção de entrega de vacinas do Ministério da Saúde. “Precisamos que o Ministério da Saúde cumpra o calendário vacinal. Precisamos de ritmo de vacinação, que depende da compra de vacinas e da chegada de vacinas. Precisamos dar celeridade a esse processo”, disse ela durante entrevista coletiva.
Até o momento, pouco mais de 15 milhões de vacinas foram aplicadas no Estado. Dessas, 9,9 milhões são referentes à primeira dose e 5,1, à segunda, necessária para ser considerado imunizado.
As vacinas contra a Covid-19 garantem proteção porque previnem a doença, especialmente nas formas graves, reduzindo as chances de morte e internações.
Embora não impeçam o contágio e nem a transmissão do vírus, a vacinação é essencial, já que induz o sistema de defesa do corpo a produzir imunidade contra o coronavírus pela ação de anticorpos específicos, segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).
Cronograma de vacinação do Estado de SP
– ATUALMENTE:
Pessoas acima de 60 anos;
Gestantes e puérperas acima de 18 anos;
Pessoas com deficiência permanente e comorbidades acima de 50 anos;
– PRÓXIMA SEMANA:
A partir da próxima segunda-feira, 24, pessoas de 45 a 49 anos com deficiência permanente e comorbidades poderão ser vacinadas em São Carlos.
Na semana seguinte, no dia 28, é a vez das pessoas 40 a 44 anos nas mesmas condições.
– JUNHO:
Demais faixas etárias de pessoas com deficiência permanente e comorbidades.
– JULHO:
1º a 20 – pessoas entre 55 e 59 anos.
21 a 30 – profissionais da Educação básica, da rede pública e privada entre 18 e 46 anos.