27 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Honda Automóveis do Brasil comemora 20 anos

Honda Automóveis do Brasil comemora 20 anos

26/01/2017 03h16 - Atualizado há 7 anos Publicado por: Redação
Honda Automóveis do Brasil comemora 20 anos

Com muito otimismo, a Honda Automóveis recebeu ontem a imprensa regional em Limeira (SP) em um almoço comemorativo dos 20 anos de produção da empresa no Brasil.  A história da companhia no país começou em 1997, quando a montadora inaugurou sua fábrica em Sumaré, no interior de São Paulo. Esse passo importante se deu apenas cinco anos após o início das importações para o País, experiência que deu tão certo que a Honda decidiu que era hora de expandir sua presença por aqui.

O diretor de relações públicas da empresa afirma que a expectativa é de que 2017 seja um ano melhor do que 2016. Ele relata que o ano passado foi muito difícil para toda a indústria nacional. “Estamos vivendo um otimismo, mas com cautela. Esperamos uma retomada do crescimento, mas estamos ainda mais cautelosos”. 

Para o vice-presidente da Honda Automóveis, Carlos Eigi Miyakuchi, a crise política acabou agravando a crise econômica no ano passado. “A definição de Michel Temer na presidência ajudou a afastar a crise política e melhorar as perspectivas para o país”, comenta.

Com uma produção de 20 unidades diárias do modelo Honda Civic e 400 funcionários, a empresa iniciou sua trajetória de sucesso. Após seis anos produzindo apenas o Civic, a empresa deu início, em 2003, à produção do Honda Fit. Não demorou muito para que o carro se tornasse um sucesso de vendas, assumindo a liderança de sua categoria. 

Em 2009, foi a vez de o City passar a ser fabricado no País, seguindo a trilha de sucesso dos lançamentos anteriores. 

Já em 2015, o Honda HR-V chegou ao Brasil, reunindo os pontos fortes de carros de diversos segmentos. Ele conquistou a liderança entre os demais modelos da marca e se tornou o SUV mais vendido do Brasil. 

O ano de 2016 marcou o lançamento do Novo Civic Geração 10 no mercado nacional, após a maior e mais extensa renovação do modelo em toda sua história, que resultou na criação de um automóvel mais sofisticado, espaçoso, seguro e tecnológico, com eficiência e desempenho. 

Agora, a empresa prepara a chegada do WR-V, que vem para complementar a família de utilitários esportivos da Honda, composta pelos modelos HR-V e CR-V. O veículo foi desenvolvido pelo time de Pesquisa e Desenvolvimento da Honda Automóveis no Brasil, baseado em pesquisas sobre as demandas dos consumidores regionais.

Os modelos importados CR-V, Accord e Civic Si Coupé também fazem parte da linha comercializada no Brasil. 

Atualmente, a capacidade da planta é de 540 carros/dia e a fábrica se aproxima da produção de 1,6 milhão de automóveis no Brasil.

PROCESSOS –  Localizada em um terreno de 1,7 milhão m2, a HAB conta com 225 mil m2 de área construída onde são realizados os processos de estamparia, hemming (processo em que as chapas estampadas são agregadas para construir peças como porta-malas, porta e capô), fundição, solda, pintura, usinagem, montagem de motores e transmissão mecânica, injeção plástica e pintura, além, é claro, da montagem  e inspeção final de todos os automóveis. A planta ainda concentra a unidade Power Train, responsável pela fabricação de motores e transmissões e que possui dois dos principais processos, fundição e usinagem; além do Centro de Pesquisa & Desenvolvimento, um dos principais fora do eixo Japão/Estados Unidos.

 

Montadora investe R$ 100 milhões em parque eólico no SUL 

 

Ao longo dos anos, a Honda realizou constantes investimentos para aumentar a produtividade e a eficiência de seus processos. Mas o foco não foi só este.  Aos aportes no País, soma-se a instalação de um parque eólico na cidade de Xangri-Lá (RS), para abastecer com energia limpa a fábrica de Sumaré (SP), que contou com investimento na ordem de R$ 100 milhões. 

Motivada pelo compromisso da fabricante em assegurar o bem-estar das futuras gerações, a Honda construiu um parque eólico próprio e passou a incorporar energia limpa e renovável na fabricação de seus automóveis, deixando uma mensagem positiva sobre a viabilidade de processos produtivos sustentáveis, que reduzem a emissão de poluentes no meio ambiente.

O empreendimento já proporcionou a geração de 148.534 MWh de energia e permitiu que mais de 13 mil toneladas de CO2 deixassem de ser emitidas no meio ambiente, o que representa mais de 50% de redução nas emissões da fábrica de automóveis. 

.O fornecimento de energia também alcança o escritório da marca no Morumbi, na capital paulista. O edifício de 26.000 m2 possui seis pavimentos e dois níveis de subsolo e é a sede da Honda Serviços Financeiros (HSF) – operação composta pelo Banco Honda, o Consórcio Honda e Seguros Honda, além de abrigar as áreas relacionadas às vendas de motocicletas e produtos de força.

A Honda é a única empresa do setor automotivo nacional autossuficiente em energia renovável e também a obter o Certificado de Energia Renovável, cedido pela ABEEólica (Associação Brasileira de Energia Eólica) e pela Abragel (Associação Brasileira de Geração de Energia Limpa). 

O parque conta com nove aerogeradores, resultando em uma capacidade total de 27,7MW. Em uso pleno, o empreendimento alcança a geração de 85.000 MW/ano.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x