18 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > HU não tem previsão de abertura do Pronto Atendimento

HU não tem previsão de abertura do Pronto Atendimento

27/01/2017 01h20 - Atualizado há 7 anos Publicado por: Redação
HU não tem previsão de abertura do Pronto Atendimento

O Hospital Universitário Horácio Carlos Panepucci (HU) não tem previsão de retorno do Pronto Atendimento, também chamada de ‘porta aberta’. Na segunda-feira, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Santa Felícia deixou de atender à população. No dia seguinte, foi a vez da UPA do Cidade Aracy.

O HU suspendeu o Pronto Atendimento em 19 de outubro de 2016. Desde então, os pacientes de urgência e emergência referenciados pelo SAMU e UPAs eram atendidos na unidade hospitalar. Com a crise da saúde pública, o Hospital abriu exceções e começou a atender os casos pediátricos indicados pela UPA da Vila Prado.

“Os pacientes adultos e os casos de emergência continuarão sendo atendidos como antes, isto é, deverão ser referenciados pela UPA Vila Prado ou regulados pelo SAMU. Ou seja, o HU-UFSCar ainda não tem previsão para realizar este atendimento”, esclarece a nota divulgada pela reitoria da Universidade. 

“Nesta situação de crise, o HU-UFSCar está disponibilizando atendimento pediátrico das 7 horas às 18 horas com oferecimento de 2.024 consultas no período de 24 de janeiro a 19 de fevereiro de 2017”, esclareceu a assessoria do Hospital, nessa semana.

O HU orientou os pais e responsáveis que se dirijam, inicialmente à Unidade de Saúde Família (USF) ou Unidade Básica de Saúde (UBS) de sua referência para o agendamento ou encaminhamento ao HU-UFSCar para o mesmo dia ou no máximo para o dia seguinte, de acordo com a disponibilidade de vagas. 

“Nos horários em que os postos estão fechados (incluindo sábados e domingos), os pais ou responsáveis poderão fazer contato diretamente no HU pelo telefone (16) 3409-2808 e fazer o agendamento da consulta”.

SITUAÇÃO – Conforme divulgado na edição de ontem do Primeira Página, 20 médicos já apresentaram documentação para contratação efetiva e 5 desistiram das vagas. Dos 20 médicos especialistas convocados, 11 aceitaram assumir, 8 não compareceram e já perderam o prazo e 1 ainda está em aberto.

“A maioria dos médicos plantonistas contratados neste momento vai prestar serviço na UPA da Vila Prado, unidade em que a demanda diariamente é grande. Não adianta pulverizar o atendimento, precisamos resolver o problema de cada unidade por inteiro. Já os especialistas vão atender no CEME”, explicou Carlos Eduardo Colenci, secretário municipal de Saúde. As atividades dos médicos devem começar em fevereiro.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x