20 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > HU realiza 1ª captação de órgãos e tecidos para transplantes

HU realiza 1ª captação de órgãos e tecidos para transplantes

Família do paciente – de São Carlos – autorizou captação múltipla, do coração, dois rins e das córneas

06/06/2023 22h39 - Atualizado há 11 meses Publicado por: Redação
HU realiza 1ª captação de órgãos e tecidos para transplantes HU-UFSCar

No último dia 2, o Hospital Universitário da UFSCar (HU-UFSCar), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares(Ebserh), realizou a primeira captação de órgãos e tecidos para transplantes da história da unidade hospitalar. O doador era natural de São Carlos (SP) e, após a constatação da morte cerebral, a família do paciente autorizou a captação múltipla, do coração, dois rins e das córneas. Quatro pessoas que aguardavam por transplantes foram beneficiadas pela doação.

No bloco cirúrgico do HU, o coração foi coletado por uma equipe do Hospital do Coração de São Paulo, os rins e as córneas por equipes do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto. Além dos profissionais externos, participaram dos procedimentos enfermeiros, técnicos de enfermagem e anestesista do Hospital Universitário.

A gerente de Atenção à Saúde do HU-UFSCar, Valéria Gabassa, avalia que essa primeira captação representa um marco na história de crescimento da unidade hospitalar. “Apesar da tristeza pela perda de uma vida, é também um momento de agradecer pelas vidas que recomeçarão a partir da doação desses órgãos e tecidos”, afirma.

Gabassa destaca, ainda, que a recente expansão da estrutura do Hospital, resultado de investimentos da Ebserh na contratação de pessoal e também da aplicação de recursos por parte do município de São Carlos, foi determinante para a possibilitar a realização da captação de órgãos. “Se essa situação tivesse acontecido antes da abertura da nossa UTI pediátrica, provavelmente não seria possível realizar essa captação. Isso mostra o potencial de crescimento do Hospital para São Carlos e região, que podem ter uma parte importante da história na área da saúde escrita pelo HU”, finaliza a gestora.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x