23 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Ibaté comemora 119 anos com desenvolvimento

Ibaté comemora 119 anos com desenvolvimento

24/06/2012 09h23 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Ibaté comemora 119 anos com desenvolvimento

Neste domingo, 24, Ibaté completa 119 anos de história, uma data comemorada e muito especial para todos os munícipes.

Durante a maior parte de sua existência, a cidade ficou parada no tempo e esquecida por seus administradores, chegando ao ponto de muitas pessoas irem embora da cidade por não verem uma perspectiva de vida, um futuro melhor.

Para os moradores do município, apesar do sentimento de revolta e indignação, não restava muitas opções, ou se adequavam com as poucas opções de emprego e qualidade de vida muito baixa, que a cidade oferecia, ou buscavam outras oportunidades, um emprego melhor, um estudo melhor, nas cidades vizinhas, voltando para suas casas apenas para dormir.

Ibaté estacionou no tempo, não teve crescimento industrial e econômico, os donos de comercio se mantinham, mas nunca conseguiam ter sobras no fim mês, uma vez que a população não tinha para gastar.

O povo, cansado das mesmas promessas, dos mesmos nomes, sempre os mesmos políticos, acreditou e confiou no empresário José Luiz Parella. Prova da insatisfação dos moradores com as antigas administrações, foi a grande votação que Parella teve.

Para o prefeito nem tudo foi um mar de rosas, ao assumir a prefeitura, se deparou com um prédio velho, sem cuidados e recursos para que ele e os funcionários pudessem trabalhar, telefones cortados, energia pública cortada.

Uma das primeiras coisas resolvidas pelo atual prefeito foi a regularização da conta de luz, negociado em 72 parcelas, foi feito um acordo entre prefeitura e CPFL, e desde então o município paga uma conta atual e uma conta atrasada, mas as ruas da cidade saíram da escuridão em que se encontravam.

Foram criadas novas escolas, reformadas as existentes, atendendo e melhorando assim a locomoção das crianças, que antes iam de um lado a outro da cidade em busca de uma vaga, incluiu-se um refeitório em cada uma delas, permitindo assim uma melhor qualidade no alimento servido, o que passou a ser acompanhado e elaborado por uma nutricionista.

Os alunos recebem material didático, estudam em ambientes modernos e adequados, recebem uniforme completo, indo desde tênis e mochila, ao agasalho.

Fez um mutirão para limpar os bairros mais precários da cidade, colocou uma equipe nas ruas para manter essa limpeza, porém no começo, por estarem acostumados com as ruas sujas, os moradores jogavam novamente os lixos nas ruas e, mesmo assim, o prefeito insistiu no serviço até o povo se adaptar a nova realidade que estavam vivendo.

Criou novos postos de saúde nos bairros, regularizou e aumentou o salário dos médicos, para que o município não ficasse mais sem profissionais da saúde a disposição da população.

Cobrou daquelas pessoas que estavam com impostos em atraso os seus pagamentos, mostrando que um maior arrecadamento só traria benefícios ao município. Prova disso é o aumento de lojas no comercio da cidade, e um giro muito maior.

Deu novas e melhores condições de trabalho aos funcionários públicos, criando a Unidade II, pagou os salários em atraso, deu aumento de mais de 100%, cesta básica e renovou toda a frota da prefeitura, que antes era que um amontoado de sucatas.

Recapeou inúmeras ruas de bairros da cidade e toda a avenida São João, asfaltou as ruas que ainda estavam na terra e também o  Distrito Industrial I, além de oferecer toda a infraestrutura necessária no local.

Desapropriou áreas adquiridas indevidamente por antigos políticos, as quais eram utilizadas como áreas de lazer, também no Distrito Industrial, o que fez com que depois de muitos anos, novas empresas se instalassem no município.

Hoje Ibaté tem o Distrito Industrial I, II e também o III, todos com asfalto, guias,  sarjetas, iluminação pública e total apoio da prefeitura.

Ibaté conta hoje com uma Escola Técnica Profissionalizante (ETEC), uma unidade do INSS, inúmeras lojas comerciais, antes instaladas apenas nas cidades vizinhas de São Carlos e Araraquara, um prefeitura com as contas em dia e dinheiro em caixa.

No município foi criado o Centro da Melhor Idade, um espaço voltado às pessoas que já trabalharam muito, que já contribuíram com o município. Esse local permite que a melhor idade possa tomar café da manhã, fazer exercícios acompanhados por uma profissional, podem cuidar do plantio de rosas e também hortaliças.

Em Ibaté também foi implantado um projeto de muita importância, o Centro de Zoonoses, oferecendo atendimento gratuito e cirurgia de castração também gratuita a toda a população, o que deu condições a todas as famílias de terem um animal de estimação, e também colaborou com a diminuição da procriação destes animais, que depois acabavam vagando pelas ruas sem dono e sem cuidados.

Ibaté deixo de ser rotulada como uma cidade dormitório, hoje ela emprega muitos trabalhadores de outras cidades

O povo vive hoje em uma cidade limpa, educada, modernizada, completamente reestruturada, financeiramente e mentalmente falando, pois o modo de pensar das pessoas mudou e muito. 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
sonia
sonia
11 anos atrás

Esse prefeito é brincalhão né. Os trabalhadores de fora que ele fala que emprega são as empreteiras que vem fazer obras aqui em ibaté. Numa dessa o povo de ibaté fica sem serviço, o povo ibateense tem que enfrentar todo dia onibus lotado pra São Carlos se quiserem trabalhar. No distrito industrial até agora só foi gasto dinheiro com asfalto, iluminação mas emprego que é bom nada, o prefeito até agora não trouxe nenhuma firma pro distrito ele só está gastando nosso dinheiro lá pq ele tem um sítio e uma fabrica no distrito.Para a cidade crescer,tem que ter emprego.

0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x