27 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Ibaté comemora em grande estilo seus 129 anos

Ibaté comemora em grande estilo seus 129 anos

Diante da fundação de São Carlos, rapidamente Ibaté passou a ser povoada a partir de 1885, na era do café

24/06/2022 00h20 - Atualizado há 2 anos Publicado por: Redação
Ibaté comemora em grande estilo seus 129 anos Fotos: Jean Guilherme / Jornal Primeira Página
Reportagem: Jean Guilherme

Povoada depois da fundação de São Carlos, diante do incremento da cultura do café em algumas fazendas na época, a cidade de Ibaté, no interior do Estado de São Paulo, cujo nome é de origem tupi (ybaté), comemora nesta sexta-feira, 24 de junho, os seus 129 anos de existência.

Segundo consta, Ibaté significa lagoa seca, e a denominação se justifica ainda por haver até hoje na região, principalmente no leito das estradas de rodagem, ‘visões’ de lagoas imaginárias, seca, segundo o que dizem os habitantes do município, que afirmam ainda, que conforme se vai andando pela estrada, olhando para frente na pista, há como que poças d’água (provavelmente confundidas com o fenômeno ótico resultante da evaporação da água do solo quente, denominado dioptria).

De acordo com algumas histórias, pela língua Tupi, não se pode abonar essa explicação. Lagoa em Tupi é ypaba e seco é tininha, o que pouco tem a ver com o topônimo em questão. Por outro lado, talvez não estivesse muito errado afirma que Ibaté venha de Ybaté e signifique, portanto, alto, alturas, cume, o que se justificaria, uma vez que a cidade está situada em um planalto a 840 metros do nível do mar.

Na era do café, diante da fundação de São Carlos, rapidamente Ibaté passou a ser povoada, principalmente a partir de 1885, quando a Companhia Paulista de Estrada de Ferro, inaugurou a estação de Visconde do Pinhal.

Por iniciativa de, João Evangelista de Toledo e seus genros, José Cândido Porto e Cândido Tripeno, foi fundada em 1893, a povoação de São João Batista da Lagoa. Mais tarde a povoação passou a denominar-se Ibaté.

Em 1906, foi então construída a igreja Matriz de São João Evangelista, padroeiro do povoado.

O Distrito de Paz de Ibaté foi criado no município de São Carlos, em 1900, sua emancipação, no entanto, somente ocorreu em 30 de dezembro de 1953.

COMEMORAÇÕES

Depois de dois anos sem eventos em comemoração ao aniversário da cidade, em 2022, Ibaté promove uma programação especial desde o último dia 18, seguindo até o próximo domingo (26), reunindo três eventos com atividades culturais e esportivas de forma gratuita para toda a população, sendo o 3º Festival de Balonismo, que ocorreu nos dias 18 e 19 de junho, tendo ainda neste final de semana, nos dias 25 e 26, o Ibaté Moto Festival.

Na data em que o município comemora os seus 129 anos, 24 de junho, ocorre às 9h o Desfile Cívico Militar, na Avenida São João, em frente ao Paço Municipal.

Às 19h, haverá missa em ação de graças pelos 129 anos da cidade, na igreja Matriz.

Às 20h, no Centro de Convivência da Melhor Idade, a população terá um show com Toni Angelli, evento este em prol da APAE.

Já no sábado (25), às 9h, acontece o 1º Campeonato Skate Regional, no Complexo Esportivo Parrelão.

Às 10h, haverá a recepção aos motociclistas, na Praça dos Três Poderes.

Às 14h, acontecerá um show com David Tanganelli.

Às 16h, show com a Banda New AC/DC Cover.

Às 18h, show com a Banda Destroyer Kiss Cover.

Encerrando as comemorações do dia, às 21h, é a vez do show com a Banda Plebe Rude. Todas as apresentações musicais acontecem na Praça dos Três Poderes.

Para fechar com classe e grande estilo as festividades no domingo (26), às 8h acontece a Corrida de Rua de Aniversário de Ibaté, cuja concentração será em frente ao Paço Municipal. Também às 8h, no Complexo Esportivo Parrelão, acontece o Torneio de Bocha de Aniversário de Ibaté.

Às 9h, ocorre o 1º Campeonato Skate Amado, no Complexo Esportivo Parrelão.

Na parte da tarde, a partir das 14h, tem apresentação do show da Banda Six Alive.

Às 17h, quem sobe no palco é a Banda Chads.

Às 20h, fechando as apresentações musicais, quem anima os cidadãos ibateenses com uma super apresentação, é a dupla sertaneja, Rionegro e Solimões. Todas as apresentações musicais acontecerão na Praça dos Três Poderes.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x