16 de Junho de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Ibaté: Crianças criam hábito da leitura

Ibaté: Crianças criam hábito da leitura

04/10/2011 16h58 - Atualizado há 13 anos Publicado por: Redação
Ibaté: Crianças criam hábito da leitura

Projeto Leitura em Ibaté - foto Assessoria de Imprensa PrefeituraA Biblioteca Pública Municipal Comendador Nello Morganti recebeu na última semana os estudantes das escolas municipais Professora Alice Rossito Cervoni, Professora Neusa Milori Freddi e Jovina de Paula Pessente além de um grupo de jovens da escola Objetivo.

O primeiro dia de visitações contou com os estudantes da escola Alice, que encontraram na biblioteca um ambiente especial para recebê-los. Os estudantes conheceram o funcionamento da Biblioteca, a seção infantil, sala de referência e o programa Acessa São Paulo.

A bibliotecária Ana Maria Guaratini Ibelli relata que a maioria dos estudantes não conhecia a biblioteca da cidade. “Eles ficaram encantados com os livros, já que a maioria nunca tinha entrado na nossa biblioteca”.

A atividade contou também com uma roda de leitura conduzida pela auxiliar de biblioteca Lúcia Helena D. Buzo.

O segundo dia de visitação envolveu um grande número de estudantes da escola Professora Neusa. No total 350 alunos, divididos em seis turmas, foram surpreendidos por uma apresentação teatral realizada por alunos da escola Objetivo.

O projeto com a escola Neusa ocorre mensalmente, como conta a bibliotecária. “Esse projeto ocorre em toda a última quinta-feira de cada mês e é possível ver o interesse das crianças pelos livros”.

A escola Jovina fechou as atividades da semana com a presença de 56 alunos.

PROGRESSOS – De acordo com levantamento da Biblioteca, a realização destas atividades tem estimulado o hábito da leitura nas crianças, tanto que a Biblioteca registrou um aumento de 12% no número de carteirinhas efetuadas entre 2010 a setembro de 2011.

Além da maior demanda outro ponto destacado foi a melhoria no comportamento e concentração das crianças. “Esse é um projeto que vale a pena fazer, pois os alunos têm apresentado melhoria na disciplina e concentração. Estamos vendo a evolução deles”, conta Ana Maria.

Ela explicou que a prefeitura apóia o projeto e agradeceu o incentivo do prefeito José Luiz Parella, o Zé Parrella. “A prefeitura está apoiando a realização deste projeto que é de maior importância para os alunos, pois na correria do dia a dia os pais acabam não trazendo os filhos para a biblioteca, o que é uma pena. E assim este momento mágico tem sido oferecido através das escolas do município e do apoio que contamos do nosso prefeito”. O desenvolvimento dos projetos de leitura envolve toda a equipe da Biblioteca de Ibaté.{jcomments on}

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x