12 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Idosos reclamam do desrespeito com as vagas preferenciais

Idosos reclamam do desrespeito com as vagas preferenciais

22/02/2014 08h00 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Idosos reclamam do desrespeito com as vagas preferenciais

A multa para quem estaciona em vagas destinadas a idosos é de R$ 53,20 além de três pontos na carteira. Em São Carlos, 62 vagas da zona azul, o que representa 5%, são destinadas para esse público, mas mesmo assim os idosos reclamam desrespeito à lei. A assessoria da Prefeitura informou que a Secretaria de Trânsito e Transporte está avaliando a necessidade de novas vagas para idosos.

 

Além de ter mais de 60 anos, para estacionar é preciso ter uma credencial visível no veículo. Os idosos reclamam a falta de fiscalização e da quantidade insuficiente de vagas. A aposentada Maria José Caetano, de 66 anos, dirige quase todos os dias na região da Santa Casa e tem dificuldade de encontrar uma vaga livre. A demora chega até meia hora para estacionar. “Na maioria das vezes eu deixo o carro bem distante de onde eu preciso ir, não é fácil”, relatou.

A aposentada Neusa da Mata afirma que na maioria das vezes as vagas são ocupadas por pessoas jovens. “Que não têm problemas e quando conversamos com a pessoa ela demonstra não estar nem ligando”, disse.

A chefe de Seção de Trânsito, Helena Maria de Souza concorda que o número deveria ser maior. “Deveriam existir mais vagas, mas estão dentro da lei as existentes, que o mínimo seja de 5% em estacionamento rotativo”, explicou.

 

MULTAS

Em 2013, foram mais de 2,5 mil multas por estacionamento irregular, em vagas de idosos e deficientes só em São Carlos. Número quase duas vezes maior que o registrado em Araraquara (SP) no ano passado (781) e em Rio Claro (305).

O Departamento de Trânsito recebe cerca de 10 ligações de idosos por dia denunciando o uso indevido das vagas. “As autuações são feitas através da fiscalização dos agentes de trânsitos e dos idosos que nos cobram quando um veículo está irregularmente parado”, disse Helena.

Para retirar a credencial de idoso, é preciso ir até os Serviços Integrados do Município (SIM) com os documentos. O procedimento é gratuito e fica pronto em alguns dias.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x