15 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Indiretamente, brasileiros atenuam crise européia

Indiretamente, brasileiros atenuam crise européia

09/12/2011 08h15 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Indiretamente, brasileiros atenuam crise européia

O aumento do turismo na Europa é um fator que está contribuindo para amenizar os resultados da crise econômica no continente, principalmente em países como Grécia, Espanha, Portugal e Itália. Dados da Organização Mundial do Turismo apontam que as despesas de turistas brasileiros no exterior aumentaram 44,2% em2011. Aqueda no valor do euro que, segundo o histórico da moeda registrado pela Reuters, em janeiro de 2009 foi cotado a R$2,61 e ontem fechou em R$2,40, também influiu neste aumento.

Segundo Valnei Francisco Held, proprietário da agência de viagens Held Turismo, o valor da moeda européia de fato influenciou a procura por viagens para a Europa, no entanto, o aumento do poder aquisitivo do brasileiro também ajudou. “Muitas pessoas que tinham o desejo ou sonho de conhecer o velho continente, conseguiram realizá-lo.Em São Carlos, nós observamos um aumento em torno de 30%, número que inclusive deve aumentar em2012”, afirma.

É o caso da estudante do curso de Relações Públicas, Daniela Oliveira que, aos 22 anos visitará a Europa pela primeira vez. Com a viagem marcada para o dia 19 de dezembro, Daniela não esconde o entusiasmo. “Sempre tive muita vontade de conhecer Lisboa, pois sou descendente de portugueses. Ganhei a viagem dos meus pais, coisa que há 2, 3 anos atrás não teria acontecido. Graças à quantidade de ofertas que existem hoje e possibilidades de dividir o pagamento em várias parcelas, poderei concretizar um sonho”, explica.

PASSAGENS AÉREAS – O setor aéreo prevê época de altas tarifas e crescimento moderado, já que seu desenvolvimento aconteceu muito rápido nos últimos meses e a redução significativa no valor das tarifas não era sustentável e, por isso, as empresas estão controlando a oferta.

De acordo com Valnei o que se observa no momento é a famosa lei da oferta e da procura. “As companhias aéreas têm uma margem de trabalho entre o valor baixo e o valor mais alto. Conforme aumenta a procura, o valor automaticamente irá aumentar, principalmente em época de férias e feriados especiais, como Natal, Reveillon e Carnaval. Por isso que em períodos ociosos, o custo da passagem cai”, relata. 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x