Instituto de Biociências da Unesp confirma outros 5 casos com variante P1
As amostras eram de swab de naso e orofaringe de pacientes internados no Hospital Universitário (HU/UFSCar), na Santa Casa e na Unimed
O Departamento de Vigilância em Saúde de São Carlos confirmou na última terça-feira (18), mais 5 casos da cepa brasileira (P1) do novo coronavírus em São Carlos.
No dia 8 de abril a Secretaria de Saúde enviou ao Instituto de Biociências (IB) da UNESP Botucatu, órgão que faz parte da Rede Corona-ÔmicaBR-MCTI, amostras de pacientes de São Carlos para o sequenciamento de nova geração (NGS – Next Generation sequencing) do SARS CoV2.
As amostras eram de swab de naso e orofaringe de pacientes internados no Hospital Universitário (HU/UFSCar), na Santa Casa e na Unimed. Também foi enviada amostra de paciente, sem internação, com síndrome gripal. Todas confirmaram para a variante brasileira P1.
Em 26 de março desse ano O Departamento de Vigilância em Saúde já tinha confirmado, através do Instituto de Medicina Tropical da Universidade de São Paulo, oito casos da cepa brasileira (P1) do novo coronavírus em São Carlos. Das 10 amostras enviadas em março, oito eram variantes P1 e duas, de outras linhagens já conhecidas de SARS-CoV-2.
A variante brasileira P1 tem mutações que tornam o coronavírus mais contagioso e também mais resistente a anticorpos da doença, o que pode aumentar o número de casos inclusive entre as pessoas que já se recuperaram da doença.