18 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Instituto de Educação promove evento sobre Libras

Instituto de Educação promove evento sobre Libras

03/11/2012 17h39 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Instituto de Educação promove evento sobre Libras

O Instituto de Educação e Tecnologia de São Carlos (Ietech) convida a todos para prestigiar um grande encontro para debater a importância e os aspectos da Língua Brasileira de Sinais (Libras) entre sociedade e comunidade surda.

 

O evento ’Entra na Roda I’ será realizado nos próximos dias 9 e 10 de novembro na unidade do Ietech e marcará o inicio do curso de Pós-Graduação em Libras do Ietech. O valor da inscrição é de R$ 10.

O encontro do dia 9 acontecerá das 19h às 21h e serão abordados os temas de Cultura Surda/Testemunho de Surdos e Surdez. No dia 10, o evento ocorrerá das 14h às 17h e serão debatidos os temas Conhecendo a Língua de Sinais e Vivência com Surdos e Ensinamentos Básicos de Como se Comunicar em Sinais.

A especialista de Pós em Libras e Educação Inclusiva, Rosana Maria Alves Mangili, diz que os surdos estão cada vez mais se integrando ao mercado de trabalho, e ainda enfrentando muitas barreiras na comunicação com a sociedade ouvinte.

 “Então a importância da sociedade em aprender libras é quebrar barreiras na comunicação com a comunidade surda. Seja em escolas, empresas ou setores públicos, principalmente da saúde”, ressalta Mangili.

A instrutora ouvinte do curso de Pós-Graduação em Libras, Amanda Cristina Santos Souza, diz que as palestras e os estudos em Libras irão mostrar os conhecimentos básicos da língua, além da importância da sociedade em conhecer e se tornar mais receptível à comunidade surda. “No encontro serão passadas dicas para comunicação em Libras. Mesmo sem saber língua, as pessoas irão conhecer as estratégias e formas de se comunicar com surdos”, comenta.

O evento também contará com a participação das fonoaudiólogas e especialistas em Libras, Michele Toso e Carla Dellela Romera, além da presença de instrutores surdos relatando experiências e dificuldades na convivência dia a dia com a sociedade ouvinte.

Souza destaca que durante o encontro, as fonoaudiólogas irão abordar os cuidados e prevenção a saúde para evitar problemas auditivos, salientando as principais causas que podem levar a surdez.

O curso de Pós-Graduação em Libras possui 420 horas/aula com duração de 12 meses, sendo uma parceria entre Ietech e Faculdade Aldeia de Carapicuíba (Falc), apresentando o melhor método ensino e corpo docente qualificado.

Mais informações sobre o evento ‘Entra na Roda I’, poderão ser obtidas através dos telefones (16) 3372-6993/ 3372-0245 ou pelo e-mail: [email protected]. O Ietech fica localizado na rua Major Manoel Antônio de Mattos, 1786. Outras informações através do site www.ietechsaocarlos.com.br.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Karina
Karina
11 anos atrás

Estarei lá, com certeza.
Minha mãe sofre de deficiência visual, não auditiva, mas acho muito, muito importante o cidadão ter interesse em saber, pelo menos, o mínimo. Na Alemanha, USA, Europa em geral etc, é ensinado na escola. Os restaurantes tem o cardápio também em libras. POR FAVOR, não estou dizendo que estamos atrás ou somos menos…. já é um saco ter que ficar explicando isso, mas sim que estamos, vejam BEM, LEIAM BEM, evoluindo nessa questão. Minha mãe é uma mulher inteligentíssima, que não tem toda a visão comprometida, faz tricô, crochê, lê, faz palavras cruzadas, anda sozinha na rua, é de uma inteligência extrema, passou por bulling na infância e adolescência, mas quem não passou (se não foi consigo, foi com alguém da família ou algum amigo(a), criou duas filhas, mas sinto que a defiicência no Brasil, seja auditiva, seja qual for, visual, não é respeitada, não é levado a sério, assim como as pessoas que insistem em achar que essas pessoas não dirigem e param em vagas destinadas aos mesmos…. São pessoas absolutamente normais e que tem direitos e deveres.
Parabéns, IETCH!

0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x