27 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Interessados no Enem devem fazer inscrição até o dia 5

Interessados no Enem devem fazer inscrição até o dia 5

03/06/2015 08h11 - Atualizado há 9 anos Publicado por: Redação
Interessados no Enem devem fazer inscrição até o dia 5

Os estudantes interessados em ingressar na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em 2016 devem fazer suas inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) até às 23h59 do dia 5 de junho (sexta-feira), pelo horário oficial de Brasília. Segundo o Edital que regulamenta o exame, publicado pelo Ministério da Educação (MEC), as provas em 2015 acontecem nos dias 24 e 25 de outubro. A UFSCar utilizará os resultados do Enem como forma única de seleção de estudantes para 2807 vagas em 61 opções de cursos de graduação presenciais, distribuídas entre seus quatro campi: São Carlos, Araras, Sorocaba e Lagoa do Sino.

O MEC estima que mais de 9 milhões de pessoas se inscrevam para participar das provas. 

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela página do Enem na Internet, em http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricaoEnem/ . 

No momento da inscrição, os candidatos precisam informar um número de telefone válido, celular ou fixo, bem como cadastrar um endereço de email, que não pode ser usado por outro participante. O sistema pedirá ainda que o candidato crie uma pergunta e uma resposta de segurança.

Estudantes que estão cursando o Ensino Médio em 2015 matriculados na rede pública de ensino e aqueles que comprovarem baixa renda terão isenção da taxa de inscrição, no valor de R$ 63. Os candidatos isentos que não comparecerem nos dois dias de provas perderão o benefício para a próxima edição, já que, segundo o MEC, cerca de 30% das provas impressas acabam sem uso por causa das abstenções. No ano passado, dos 8,7 milhões de inscritos, apenas 6,2 milhões de fato compareceram.

Para aperfeiçoar o atendimento e evitar fraudes, a inscrição de travestis e transexuais que pretendem ser identificados pelo nome social também sofrerá alterações. Esses candidatos deverão fazer a inscrição normalmente, no período estabelecido no edital. Posteriormente, entre os dias 15 e 26 de junho, devem encaminhar, por meio do sistema do participante, na página do Enem na internet, cópia de documento de identificação, uma foto recente e o formulário preenchido, disponível online.

Além disso, haverá melhorias no atendimento a pessoas com visão monocular (que enxergam com apenas um dos olhos) ou com discalculia (dificuldade ou desabilidade para fazer cálculos matemáticos). Quem tem visão monocular pode pedir prova ampliada e em braile, ledor e transcritor. Candidatos com discalculia podem pedir auxílio de ledor e de transcritor.

A aplicação do exame terá início às 13h30 nos dois dias. No dia 24 de outubro, primeiro dia de prova, ocorrerão as avaliações de ciências humanas e ciências da natureza, que terão 4 horas e meia de duração. No segundo dia, 25, o exame será sobre linguagens, matemática e redação, com duração de 5 horas e meia. Os portões nos locais de provas continuarão sendo abertos às 12 horas e fechados às 13 horas.

 

Enem é válido para outras 114 instituições públicas

 

Além de ser usada como critério de acesso à UFSCar, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a nota do Enem também é utilizada como critério de acesso à educação superior em outras 114 instituições públicas e no Programa Universidade para Todos (ProUni). A participação na prova é ainda requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), participar do programa Ciência sem Fronteiras ou ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Estudantes maiores de 18 anos podem também obter a certificação do ensino médio por meio do Enem.

Mais informações sobre o Enem 2015 na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), em http://enem.inep.gov.br/ . Outras dúvidas podem ser esclarecidas com a Coordenadoria de Ingresso na Graduação da UFSCar pelo telefone (16) 3351-8152.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x