3 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Itirapina: Festa do milho começa e atraí milhares de pessoas

Itirapina: Festa do milho começa e atraí milhares de pessoas

14/03/2014 22h44 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Itirapina: Festa do milho começa e atraí milhares de pessoas

Começa neste sábado, 15, a tradicional Festa do Milho Verde da Paróquia Santo Antonio. O evento acontece a partir das 11h na Rua Cinco, no centro da cidade. A festa é reconhecida regionalmente como a melhor do gênero e atraí milhares de turistas nos durante os dois dias.

 

Para o consultor e professor José Carlos Araújo, as festas regionais impulsionam a economia das pequenas cidades que se alicerçam nas tradições, transformando-as em verdadeiros negócios, onde todos ganham. “As tradições de festas populares ligadas às igrejas sempre surtem grande efeito nas economias das cidades da nossa região. Itirapina mostra este exemplo com esta festa do milho. Já Brotas tem a festa da Santa Cruz, que leva milhares de pessoas ao evento. Com isso todos acabam sem pequenos empreendedores e tendo lucro com os eventos”, explica.

Segundo os organizadores devem ser consumidas aproximadamente 25 mil espigas, que foram plantadas especialmente para o evento, mobilizando mais de 400 voluntários, que se revezam desde o início da semana, nos preparativos. “Além dos recursos financeiros que o evento pode trazer, a união entre os participantes e voluntários é fundamental para o convívio e a união das famílias, o que é muito importante nas relações sociais de cidades pequenas”, disse Araújo.

Serão oferecidos pratos típicos como bolo, curau, pamonha, sopa de milho, suco de milho, pastel, sorvete, doces caseiros, além é claro do completo serviço de bar. Todo este trabalho é uma realização da Associação Promocional da Paróquia de Itirapina,  coordenado pelos padres José Donizete de Oliveira e Walterlei de Sá, e os recursos arrecadados serão revertido sem prol a manutenção da Creche Menino Jesus e as obras assistenciais da Paróquia de Santo Antonio.

O que agrada e atrai cada vez mais turistas e visitantes é que todos os pratos típicos do milho são produzidos artesanalmente e a todo instante pratos quentes, bolos e doces saem das cozinhas para as dependências da festa. Em todo Brasil, especialmente no interior paulista a Festa do Milho Verde é muito procurada por manter e resgatar as tradições dos pratos típicos e caseiros. A cada ano a participação na festa itirapinense aumenta e com isso o evento torna-se parte integrante do calendário do município.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x