4 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Janeiro tem alta de 3.000% nos casos de Covid-19 em São Carlos

Janeiro tem alta de 3.000% nos casos de Covid-19 em São Carlos

Número de mortes pela doença dobrou em São Carlos no período

01/02/2022 00h07 - Atualizado há 2 anos Publicado por: Redação
Janeiro tem alta de 3.000% nos casos de Covid-19 em São Carlos

Janeiro de 2022 marcou um aumento expressivo nos casos de Covid-19 em São Carlos. Foram registrados 5.965 diagnósticos positivos da doença, um aumento maior que 3.000%, se comparado ao mês de dezembro, quando foram registrados apenas 192 casos da doença na cidade. Já o número de óbitos aumentou de 7 para 15, mais que dobrando, entre os meses analisados.

A explosão no número de casos e aumento no número de mortes é atribuída à circulação da variante Ômicron da doença na cidade, confirmada no dia 12 de janeiro, quando 13 amostras analisadas pelo Instituto de Biotecnologia (IBTEC) da UNESP Botucatu, 12 apresentaram classificação para a variante Ômicron e 1 para a variante Delta.

De acordo com Crislaine Mestre pelo grande volume de atendimento por Síndrome Gripal e pela grande demanda, inclusive na rede privada de saúde já se previa a circulação da Ômicron em São Carlos. “A cepa, detectada na África do Sul, apesar de ser considerada menos agressiva que a variante Delta, é de alta transmissibilidade. O agravamento dos sintomas depende do quadro de cada paciente e da imunização.  As pessoas não podem achar que a pandemia acabou, portanto precisamos do apoio de toda a população, principalmente quanto ao seguimento dos protocolos sanitários e com a adesão à campanha de vacinação. A cobertura vacinal completa, inclusive com a dose de reforço, é a única forma de vencer a pandemia”, destacou a diretora de Vigilância em Saúde.

Não à toa, hoje a cidade possui 11 pacientes aguardando vagas em leito de estabilização nas UPAS Vila Prado, Cidade Aracy e Santa Felícia. Dos 11 pacientes, 4 já testaram positivo para COVID-19 e 7 com síndrome gripal aguardam resultado de exame. A taxa de ocupação dos leitos de UTI está em 90%.

Na última semana, o Governador João Doria anunciou a ativação de 700 novos leitos exclusivos para atendimentos COVID-19 na rede hospitalar do Governo de SP. A Secretaria de Estado da Saúde reorganizou a rede para garantir a assistência à população em todas as regiões do estado. Ainda não há previsão de quando haverá a abertura de leitos em São Carlos.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x