28 de Fevereiro de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Jogo de futebol encerra programação da campanha

Jogo de futebol encerra programação da campanha

23/11/2023 21h15 - Atualizado há 3 meses Publicado por: Redação
Jogo de futebol encerra programação da campanha

Para encerrar as atividades relativas a Campanha Novembro Azul, o Departamento de Gestão do Cuidado Ambulatorial (DGCA) da Secretaria de Saúde, em parceria com a Câmara Municipal, realiza no próximo domingo (26), a partir das 8h, no campo futebol do Colégio Diocesano, localizado na avenida José Pereira Lopes, 252, na Vila Prado, uma partida de futebol especial.

Os times foram escalados com os servidores da Câmara e da Prefeitura de São Carlos. Participam servidores, vereadores e secretários municipais. A entrada é 1 Kg de alimento não perecível que será repassado para o Fundo Social de Solidariedade.

A Secretaria de Saúde também vai disponibilizar no local profissionais para realizar a aferição da pressão arterial, sessões de

Auriculoterapia, orientação sobre saúde bucal e sobre câncer de próstata, além de guias para solicitação do exame de PSA, teste feito a partir da coleta de amostra de sangue do paciente para rastrear o câncer de próstata.

De acordo com Crislaine Mestre, diretora do DGCA, a intenção é conscientizar o sexo masculino da importância de se cuidar e nesta questão entra o alerta sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de próstata. “Os homens costumam dar menos atenção à saúde e realizam menos consultas médicas, porém a identificação precoce de doenças aumenta as chances de um tratamento eficaz. Por isso, alguns exames devem fazer parte da rotina dos homens. É preciso prestar atenção no corpo e ficar atento aos sinais que ele envia. O cuidado deve ser diário. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens”, ressalta a diretora.

“É importante que os pacientes procurem as unidades de saúde mais próximas de sua residência, onde ele já tem o cadastro, para fazer esse acompanhamento. Ele deve marcar uma consulta de rotina para poder fazer todos os exames”, finaliza Crislaine Mestre.

As empresas “Cartão de Todos” e “Amor e Saúde” estão contribuindo com a campanha Novembro Azul, inclusive patrocinando os uniformes para os dois times.

SINTOMAS

Vale lembrar que o câncer de próstata é considerado de terceira idade, já que ¾ dos casos acontecem a partir dos 65 anos e o risco pode ser maior em quem tem histórico familiar da doença. Ainda não existem exames adequados para o rastreamento do câncer de próstata e a melhor alternativa hoje é manter uma alimentação saudável, não fumar, ser fisicamente ativo e visitar regularmente o médico. Alguns sintomas podem mostrar alterações do sistema reprodutor, principalmente na próstata. São eles: Dificuldade para urinar, necessidade de urinar mais vezes (principalmente à noite), urgência para urinar, dificuldade para iniciar ou parar o fluxo urinário, jato urinário fraco, reduzido ou interrompido e sensação de esvaziamento incompleto da bexiga.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x