2 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Jogos virtuais podem ajudar na reabilitação de traumatismos

Jogos virtuais podem ajudar na reabilitação de traumatismos

03/09/2013 21h24 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Jogos virtuais podem ajudar na reabilitação de traumatismos

Uma pesquisa que utiliza jogo de Xadrez virtual com foco na reabilitação de traumatismos pode ter aplicações na reabilitação de indivíduos com determinados traumatismos e auxiliar em processos de reabilitação mais rápidos e eficientes. Desenvolvido nos programas de pós-graduação em Ciência da Computação (PPGCC) e Biotecnologia (PPGBiotec) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o trabalho recebeu o título de Menção Honrosa durante o Ciclo 2013 das Conferências USP das áreas de Educação Física, Enfermagem, Medicina Esportiva e Odontologia, promovido nos dias 8 e 9 de agosto, no campus Ribeirão Preto da USP.

 

A pesquisa premiada, intitulada “Gesturechess: tarefa dupla em ambiente virtual”, foi desenvolvida no Laboratório de Visualização Imersiva, Interativa e Colaborativa (LaVIIC) do DC e envolve conceitos de Biomecânica, Interação Humano Computador e Neurociência. A proposta está inserida no projeto “Desenvolvimento de técnica para prevenção de atrofia muscular da articulação glenoumeral”, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da UFSCar.

Com o tema “Determinantes Sociais de Saúde e Ações Interprofissionais”, o trabalho teve supervisão do professor Luis Carlos Trevelin, do Departamento de Computação (DC), e autoria dos estudantes Alexandre Fonseca Brandão, doutorando no PPGBiotec; e Diego Roberto Colombo Dias e Gustavo Jordan Castro Brasil, respectivamente doutorando e mestrando em PPGCC da UFSCar.

Na prática, o projeto premiado consiste no desenvolvimento de possibilidades para que um usuário manipule um jogo de Xadrez virtual apenas com gestos intuitivos como “touch” de aplicativos similares ao dos gestos reconhecidos pelo Kinect para selecionar e soltar uma peça. É como um clique manual no espaço capaz de ser reconhecido por câmeras ligadas ao computador.

O paper ressalta a escolha do Xadrez por ser um “jogo de estratégia e tática que demanda considerado desempenho cognitivo e, concomitantemente, mínima atividade motora do membro superior”. Como este tipo de jogo requer ações de grupos musculares constituintes da articulação do punho, cotovelo e ombro, os pesquisadores acreditam que a ação promove o aumento nas tarefas motoras dos membros superiores e estimula a “neuromodulação e/ou o aumento de ramificações das redes neurais relacionadas principalmente aos lobos cerebrais”. Tais benefícios estão relacionados, neste caso, ao lobo parietal, associado ao raciocínio matemático e estímulos sensoriais, diretamente relacionado ao cálculo de probabilidades de movimentação das suas peças e de seu adversário no tabuleiro de xadrez; ao lobo frontal, associado ao controle motor geral; e ao lobo occipital, associado aos estímulos visuais e suas interpretações.

Segundo Trevelin, a pesquisa pode ter aplicações na reabilitação de indivíduos com determinados traumatismos. As contribuições para área da Saúde, ressalta o professor, têm relação com “o próprio objetivo, na medida em que pode auxiliar na reabilitação mais rápida e eficiente”.

 

As interfaces gestuais também têm sido foco de outras pesquisas desenvolvidas no LaVIIC. Trevelin ressalta a característica multidisciplinar da unidade e principalmente o trabalho desenvolvido a partir de conceitos como interatividade e colaboração em ambientes de visualização avançada e realidade virtual. “Temos trabalhado tanto com interfaces gestuais, para diferentes aplicações, inclusive como forma de interação com as aplicações de visualização, bem como em modelos de colaboração síncrona entre sites remotos, com cavernas virtuais, como a de visualização 3D do LAVIIC”, enfatiza o professor.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x