9 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Jorge Micheletti assume delegacia regional do CRC

Jorge Micheletti assume delegacia regional do CRC

28/05/2017 15h51 - Atualizado há 7 anos Publicado por: Redação
Jorge Micheletti assume delegacia regional do CRC

Formado pela primeira turma de Ciências Contábeis da antiga ASSER (hoje Unicep), o contador Jorge Luís Micheletti, é o novo delegado regional do Conselho Regional de Contabilidade (CRC). Desde fevereiro deste ano ele é o responsável pelas atividades da instituição na região que envolve São Carlos, Ibaté, Ribeirão Bonito e Dourado.
Nesta microrregião, são quase 1.000 contadores registrados, sendo que a maior parte atua em São Carlos. O mandato é de 4 anos com possiblidade de duas reeleições. Mas dentro da instituição estuda-se mudar o tempo para 5 anos cada mandato sem reeleição.
“Meu objetivo é tentar fazer o CRC ser mais transparente para os colegas da profissão, tanto para os técnicos quanto para os contadores. O CRC é um órgão fiscalizador e de registro profissional e fornece também educação continuada, que são palestras e cursos. São Carlos tem poucos contadores que frequentam estes cursos. Vou tentar, a partir de agora, visitar os escritórios e chamar todos para os cursos”, afirma Micheletti, mostrando-se bastante motivado em sua nova missão.
Micheletti ressalta que para exercer a profissão de contador é necessário, sobretudo, estar atualizado sobre o mundo atual e, principalmente, sobre a legislação tributária, que sofre mudanças diárias. “Há uma constante mudança na legislação tributária. A pessoa precisa ler todos os dias e acompanhar diariamente o noticiário. Caso contrário, ela perde clientela, pois fica desatualizada”.
Segundo o delegado do CRC, atualmente,  a contabilidade pública está mais evoluída,  complexa e mais exigida pela Receita Federal. “As novas leis das empresas de nível internacional, existem mais demonstrações financeiras, novos balanços”, explica.
Para quem deseja entrar no ramo da contabilidade, ele afirma que antes de tudo é preciso amar a profissão. “A pessoa tem que gostar da profissão. Tem que pesquisar bastante, ler bastante, acompanhar a profissão. Agora aquele que entra na profissão apenas para ganhar dinheiro tem um caminho mais difícil, porque não tem vontade. Eu dei aula muito tempo e sempre falei isso, você tem que gostar. Se não gostar não adianta”
Micheletti também destaca que o contador é um profissional de confiança da empresa e cuja atuação facilita ou dificulta a vida de uma companhia. “O contador tem que, por exemplo, conhecer de planejamento tributário, ou seja, ver qual tipo de opção tributária é melhor para cada tipo de empresa. Existem vários tipos de empresas, como a de lucro presumido, a de lucro real, a do Simples e etc. Isso pode ajudar na saúde financeira da empresa”.
Por outro lado, um profissional de índole duvidosa pode complicar a vida de uma empresa. “Infelizmente como em todas as profissões têm as pessoas que desejam levar vantagens, tanto contadores como médicos, engenheiros, advogados e etc. Sabemos de casos de contadores que deram golpes em empresas. Fico chocado quando um cliente busca serviço mais barato, mas às vezes o barato pode sair caro”.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x