12 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Jovens católicos marcham pela paz em São Carlos

Jovens católicos marcham pela paz em São Carlos

20/07/2013 21h14 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Jovens católicos marcham pela paz em São Carlos

Jovens católicos de São Carlos dão início neste domingo, 21, uma série de atividades que antecedem a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que acontece a partir de amanhã no Rio de janeiro, que prevê reunir perto de 1,5 milhão de pessoas, além de contar com a presença do papa Francisco no País.

 

Grupos de jovens de várias igrejas da cidade participam de uma Marcha da Paz prevista para às 18h, que irá sair da igreja São Benedito e seguira até a Catedral de São Carlos onde acontecerá uma missa celebrada pelo bispo Dom Paulo Sérgio Machado, às 19h30. A Marcha também antecede a saída de alguns jovens para o Rio de Janeiro logo no domingo.

Esse evento conta com perto de 180 jovens católicos estrangeiros que estão de passagem por São Carlos a caminho da Jornada no Rio de Janeiro. Segunda-feira, 22, às 10h30 os jovens brasileiros e estrangeiros farão um encontro na Praça do Mercado para evangelização e às 19h acontecerá a Reza do Rosário na Catedral.

Na tarde deste sábado, 19, estrangeiros, acompanhados da comunidade jovem católica de São Carlos, fizeram passeis em pontos turísticos da cidade como o Parque Ecológico. São Carlos será representada na Jornada por 200 jovens. A diocese estima que na região 2 mil pessoas irão ao evento na capital carioca.

O seminarista Robson Caramano, um dos responsáveis pela Marcha, conta que em reunião com alguns grupos da cidade foi pensado na caminhada com o objetivo de transmitir a quem participar o espírito de paz e amor de Deus. “A marcha será uma forma de orarmos pelo bom êxito da JMJ, por todos os jovens que estarão reunidos no Rio de Janeiro e também por aqueles que não poderão ir, mas estarão em comunhão com toda a Igreja, que se volta para este grande momento de fé”, define.

“Será ainda uma caminhada pela paz, na qual queremos rezar, cantar e gritar, que não queremos mais uma sociedade cheia de violência que sempre mais exclui nossos jovens e os deixa à margem de um mundo que poucos são capazes de desfrutar. São muitas as violências contra a juventude, contra a vida. Essa Macha pela Paz não é um protesto, ela tem um diferencial: além do cunho religioso queremos mostrar às pessoas que é possível um mundo melhor para todos. Não é um fanatismo religioso, mas sim toca questões como a dignidade da vida humana”.

 

“Todos de branco, sem identificar grupo ou paróquia, mostrando a unidade da Igreja. Levemos faixas e cartazes pedindo paz e orando pela JMJ. Nessa missa os jovens receberão uma bênção especial, dada pelo nosso bispo. Essa bênção chamamos bênção de envio, na qual os jovens serão enviados com a Graça de Deus para esse momento tão especial”, finaliza Robson.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x