21 de Fevereiro de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Legislativo abriga debates da Cultura Negra

Legislativo abriga debates da Cultura Negra

Evento teve início com exposição "Divas Africanas" da artesã itirapinense, Rosana Salles

26/11/2023 08h18 - Atualizado há 3 meses Publicado por: Redação
Legislativo abriga debates da Cultura Negra Divulgação

Também houve apresentação de sax conduzida por André Luis (Drex), diretor da Comunidade Afro

 

A Câmara Municipal de Itirapina foi palco de um enriquecedor evento na noite desta terça-feira, dia 21 de novembro, inserido no calendário de eventos da 2ª Edição da Semana da Cultura Negra de Itirapina, organizada pela Comunidade Afro de Itirapina. O Legislativo Itirapinense abriu suas portas para receber duas palestras marcantes, além de exposições culturais e apresentações musicais que celebraram a diversidade e promoveram reflexões sobre a Consciência Negra.

O evento teve início com a exposição “Divas Africanas” da Artesã itirapinense Rosana Salles, uma apresentação musical de Sax conduzida por André Luis (Drex), Diretor da Comunidade Afro. A noite também foi abrilhantada pela performance do grupo de percussão da AMA Itirapina, que antecedeu as duas palestrantes da noite.

A primeira palestrante, Bell Rezende, trouxe reflexões sobre Empreendedorismo, destacando a importância do protagonismo no mundo dos negócios. Em seguida, Josiane Martins da Silva discorreu com maestria sobre a Consciência Negra, abordando temas cruciais para o entendimento e promoção da igualdade racial.

O evento contou com a presença ilustre do Presidente da Câmara, Luciano Juruna(União Brasil), que proferiu um discurso inspirador na abertura. Os vereadores Eraldo Cafu (PSDB), Bete do Broa (PSDB), e Luciano Pereira Batista (Republicano) também estiveram presentes, demonstrando o compromisso do Poder Legislativo com a promoção da cultura e igualdade racial.

A presença da ex-vereadora e ex-presidente da Câmara, Anésia Aparecida Rodrigues Schmidt, também foi um grande destaque do evento ao apresentar um emocionante discurso de abertura. Anésia é proponente da Lei Municipal nº 2022/2004, que institui o dia 20 de novembro como feriado municipal em Itirapina, celebrando o aniversário da morte de Zumbi dos Palmares e o Dia Nacional da Consciência Negra.

O Poder Executivo também marcou presença na Câmara nesta terça, com a participação da prefeita, Dona Graça Zucchi Moraes, do vice-prefeito, Lemão Sanches, da secretária municipal de Educação e Cultura, Valeria Maria Feltrin Sanches, e do secretário adjunto da pasta, Rodrigo Rubio. O evento ainda contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Analândia, Rogerio Conceição dos Santos (Republicano), e do vereador da cidade de Rio Claro, Geraldo Voluntário (MDB), que prestigiaram as palestrantes da noite a convite do presidente do Legislativo de Itirapina, Luciano Juruna.

A Câmara Municipal de Itirapina reafirma seu compromisso com a promoção da igualdade racial e cultural, proporcionando espaços para discussões significativas e eventos que enriquecem a comunidade local. O evento da 2ª Semana da Cultura Negra foi mais uma iniciativa importante para fortalecer os laços de respeito, inclusão e diversidade em nossa cidade.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x