26 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Lema Empreender é agora rege grupo que organiza a SUSIE

Lema Empreender é agora rege grupo que organiza a SUSIE

02/11/2012 10h59 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Lema Empreender é agora rege grupo que organiza a SUSIE

Pelo segundo ano consecutivo, o Clube do Empreendedorismo de São Carlos organiza a Semana da Sutentabilidade, Inovação e Empreendedorismo (SUSIE), este ano trazendo uma novidade: “No primeiro ano foram realizadas palestras e workshops. Neste ano, além disso, estava previsto o Desafio SUSIE no início de agosto, mas devido a greve na federal prorrogamos e iniciamos o Desafio agora, no mês de outubro, com término no mês de novembro”, explica Marcos Cano, coordenador do núcleo empreendedor, que completa: “O Desafio vem pra buscar colocar em prática os conhecimentos adquiridos nas palestras e workshops. A ideia é criar equipes multidisciplinares, reunindo vários departamentos, buscando desenvolver tanto negócios nas áreas voltadas para engenharia, como também para biologia, biotecnologia, química, e áreas que desenvolvem não só tecnologia da informação, mas também produtos que podem ser aplicados nas industrias”, afirma Cano.

O Desafio é dividido em 3 etapas: a primeira, ocorrida dia 22, foi uma competição de idéias, em que os participantes têm que enviar um resumo do seu negócio. A segunda etapa começará no próximo dia 06, em que ocorrerá a divulgação das três melhores ideias. Os vencedores participarão de uma rodada de atividades formadoras e terão até o dia 20 de novembro para entregarem seus modelos de negócios. A terceira e última etapa consiste em uma banca julgadora, para a qual cada um dos três finalistas apresentará seu elevator pitch (sumário para apresentar de forma rápida e simples um serviço, produto ou organização). No mesmo dia, 29 de novembro, será anunciado o vencedor.

Cano aponta uma das importâncias do evento: “Existem investidores que observam esse tipo de competição, usando alguns dos conhecimentos ali desenvolvidos nas indústrias, em forma de royalties, e isso reverte para universidade ou para o próprio estudante”, diz, e explica que “nosso lema é Empreender é agora; incentivar o pessoal a não esperar, pois eles têm a possibilidade de aprender tanto a parte teórica quanto com a experiência dos empreendedores da região. Nosso intuito é transformar São Carlos (guardadas as proporções) em um mini-Vale do Silício, buscando o mesmo olhar que o pessoal tem lá fora”, diz.

 

O Clube do Empreendedorismo

A Semana e o Desafio SUSIE são organizados pelo Clube do Empreendedorismo de São Carlos. O atual presidente da organização conta um pouco da história e dos seus objetivos: “O Clube surgiu em 2009, formado por estudantes de graduação e pós-graduação da USP e da UFSCar. Naquele ano, estudantes, professores e empreendedores da cidade se encontraram e perceberam haver uma falta de organização que unisse empreendedores e fomentassem o empreendedorismo dentro das universidades, que é o nosso foco desde então. Temos iniciativas que buscam atrair gente da região também. Na cerimônia de lançamento estiveram presentes mais de 100 pessoas, e desde então fizemos diversas iniciativas: promovemos encontros de empreendedores com estudantes, workshops de capacitação do pessoal das universidades que pensam em montar negócio, encontros de empreendedores com empreendedores, de empreendedores com professores, de estudantes com professores… Tudo na tentativa de criar um ambiente propenso à formação de negócios de alto impacto, e aproveitar todo potencial de tecnologia que temos nas universidades que nós temos aqui”, explica Tiago Galeno, presidente do Clube e aluno de Engenharia Civil da USP. 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
MARCELO SANTA CRUZ
MARCELO SANTA CRUZ
11 anos atrás

PARABÉNS SR. MARCOS CANO PELO TRABALHO , SEI QUE VC É UM JOVEM SABIO E ISSO ME DEIXA MUITO FELIZ POR QUERER AGIR E REALIZAR MUITO PELA NOSSA SÃO CARLOS..

0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x