27 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Lesão corporal e furto são os casos mais registrados em Ibaté e Itirapina

Lesão corporal e furto são os casos mais registrados em Ibaté e Itirapina

08/02/2014 13h06 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Lesão corporal e furto são os casos mais registrados em Ibaté e Itirapina

O município de Ibaté, no ano de 2013, registrou 465 boletins de ocorrência, número menor do que em 2012, que foram 533 episódios. Os números são do site da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.

 

Os três casos mais registrados no ano passado foram: furto, com 176 registros; lesão corporal dolosa, com 159 ocorrências; e roubo, com 36 episódios registrados. Outro dado expressivo foi no caso de homicídios, que em 2012 não teve ocorrências, entretanto, no ano passado foram registradas 6 mortes na cidade.

O delegado seccional Rogério Fakhany Vita, analisa que o aumento no número de ocorrências envolvendo os crimes de furto e lesão corporal dolosa, se deve ao maior registro desses delitos pelas vítimas nas delegacias de Polícia.

“Atualmente, os crimes de furto podem ser inicialmente registrados pela delegacia Eletrônica, fato que a cada ano vêm ganhando maior divulgação e como consequência um maior número de pessoas utilizando essa ferramenta”, ressalta Vita.

De acordo com o delegado, o grande número de ocorrências no caso de lesões corporais em 2013, foi devido a Lei Maria da Penha, que contribuiu de forma incisiva para o aumento desses registros.

Ele destaca ainda, que o índice de criminalidade entre os anos de 2012 e 2013 em Ibaté, não foi excedente, embora exista uma variação.

“Sempre existe uma grande preocupação nessa variação, principalmente quanto aos delitos praticados com violência contra a pessoa”, explica Vita. 

Em relação aos números de 2014, o delegado afirma que a principal meta de todas as instituições ligadas a Segurança Pública, no que concerne a Polícia Civil é diminuir as ocorrências policiais.

“O aumento do efetivo local com os novos concursos já em andamento certamente auxiliarão nessa questão”, finaliza ele.

Além da segurança policial, projetos com o Programa Educacional de Resistência as Drogas (Proerd) e reuniões da Coordenação Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança (Conseg) são realizados nas cidades para conscientização e integração das comunidades para esses assuntos, alertando a população.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x