2 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Lineu Navarro: “Governo Airton é arrogante, prepotente e truculento”

Lineu Navarro: “Governo Airton é arrogante, prepotente e truculento”

23/05/2017 11h49 - Atualizado há 7 anos Publicado por: Redação
Lineu Navarro: “Governo Airton é arrogante, prepotente e truculento”

O ex-prefeiturável do PT, Lineu Navarro, não poupa o governo do prefeito Airton Garcia de críticas. Em tom de ironia, diz que Airton “inovou” ao fechar a UPA do Santa Felícia e encerrar as atividades do Pronto Atendimento do Aracy. Ele também ressalta o isolamento político do atual prefeito, que enfrenta duas CPIs na Câmara Municipal e que já foi chamado de “ladrão” e “picareta” por vereador de seu próprio partido. Para Lineu, Airton Garcia está colhendo o que semeou com “arrogância”, “prepotência” e “truculência”. 

 

PRIMEIRA PÁGINA – Como o senhor avalia o governo do prefeito Airton Garcia nestes primeiros quatro meses e meio?

Lineu Navarro – Até o presente momento o governo é um desastre anunciado. As prioridades da cidade foram amplamente discutidas na campanha eleitoral passada. Em nenhuma delas vemos alguma ação concreta na direção da solução do problema ou mesmo de minorar o problema. Particularmente na questão da saúde, na quantidade absurda de buracos que temos no nosso asfalto e também na limpeza urbana de nossa cidade, que está uma verdadeira catástrofe. Estes três pontos, que foram os três principais apontados pela população são-carlense, que foram os três principais para serem resolvidos pela gestão atual, o prefeito Airton Garcia em nada inovou e nada colocou em prática.

PP  – O senhor acredita que Airton conseguirá cumprir a promessa de construir uma creche por mês durante o seu governo?

Lineu Navarro – A gente já falava que tal proposta não passava de uma grande demagogia.  As vagas em creches, para crianças de 0 a 3 anos, podem ser ampliadas hoje em dois sentidos: a primeira é ampliando a rede de creches municipais, o que demanda tempo para construção dos prédios. Você não consegue construir um prédio público em menos de um ano e meio. A outra forma é ampliar a quantidade de creches conveniadas, estas próprias creches já estão estranguladas nos seus equipamentos cedidos em convênios com a Prefeitura. Então, era uma proposta demagógica e o tempo se incumbiu de mostrar isso. Não tem consecução se acabar em curto período de tempo com a fila enorme de crianças por vagas nas creches. 

PP – Como o senhor viu o fechamento de duas UPAs na atual gestão?

Lineu Navarro – Um desastre. Se o governo anterior não conseguiu melhorar o atendimento de saúde em São Carlos, este governo inovou. O governo Airton Garcia conseguiu fechar a UPA do Santa Felícia que estava em pleno funcionamento e atendia um grande número de pessoas que precisam dos serviços do SUS naquela grande região. E, por outro lado, também inovou, porque, além de não conseguir colocar em funcionamento a UPA do Cidade Aracy, entregue em dezembro do ano passado pelo governo anterior, além de não abrir esta UPA, desativou aquele serviço de Pronto Atendimento que existia 24h por dia no Aracy sem nenhuma perspectiva de melhora nos serviços de saúde de urgência e emergência. Na questão das especialidades é a mesma coisa. Não apareceu nada de novo e a fila para consultas em algumas especialidades leva até dez meses em São Carlos.  A fila de exames não foi resolvida e, por outro lado, a fila para cirurgias eletivas cresce a cada dia. Então, se a saúde estava ruim no governo passado, ela piorou e muito no governo Airton Garcia. 

PP – O asfalto da cidade está esburacado e o governo tem dificuldades para fazer a licitação. Como o senhor analisa tais fatos?

Lineu Navarro – Parece piada, mas o governo falava que resolvia o problema do asfalto de São Carlos em um ano. Não conseguiu até agora concluir nenhum processo licitatório para a realização de reparos asfálticos. O mais óbvio seria abertura em janeiro para se aplicar de R$ 6 milhões a R$ 7 milhões na pavimentação da cidade. Alguns processos de recape junto ao Governo Federal, nenhum deles foi concretizado. Sabemos que o período é curto para se resolver os problemas do asfalto da cidade, mas em quase 150 dias de governo, nenhuma ação concreta foi tomada para a recuperação do pavimento, o que é um absurdo. 

PP – O atual governo não pagou os médicos e briga com a Santa Casa. Como o senhor analisa isso? 

Lineu Navarro – Infelizmente o atual prefeito tem uma coisa que vem do governo anterior: muita arrogância, muita prepotência, desconhecimento de gestão pública. Mas particularmente uma forma muito ruim de se relacionar com as entidades do município de São Carlos e com os demais poderes de São Carlos, inclusive com a Câmara Municipal. Então, esta forma truculenta, inflexível, de tratar uma entidade séria como a Santa Casa, que é, na verdade o único hospital público do município e que presta serviços aos usuários do SUS, não traz nada de positivo para a cidade. Era preferível se negociar a dívida deixada pelo governo passado sob novos parâmetros, se firmar um novo contrato de gestão com a Santa Casa e ter um relacionamento mais harmônico com a cidade como um todo e mais particularmente com os médicos. Eu acho que não pega bem um prefeito ficar chamando de “vagabundos” profissionais que há muitos anos prestam serviços no quadro do funcionalismo público municipal, como ele fez com os médicos. Isso só acirra os ânimos. E pelo fato de ter trazido uma pessoa de fora para comandar a saúde, que não é, inclusive, da área de saúde, já traz certo ranço com o setor médico de São Carlos.  

PP – Como vê o relacionamento político entre prefeito e Câmara? 

Lineu Navarro – Pelo que converso com os vereadores e visito a Câmara, este relacionamento tem sido o pior possível.  Eu vejo os discursos exacerbados dos vereadores, até do PSB, partido do atual prefeito. Chegamos ao ponto de um vereador de seu partido o ter chamando de “picareta”, “ladrão” e“corrupto”. Não ter posição quanto a isso demonstra uma total falta de relação com o Poder Legislativo. O Poder Executivo não governo sem o Legislativo. O prefeito deveria baixar a bola, conversar, se entender com o Legislativo do ponto de vista que coisas positivas sejam construídas em conjunto para o município. O que não precisamos é desta forma truculenta do atual governo municipal, inclusive como fez antes de sua posse chamando vereadores de “imbecis” em uma emissora de rádio. Isso não constrói. Isso leva a uma bancarrota do governo municipal como vemos nos últimos dias. Temos hoje duas CPIs solicitadas por vereadores da própria base do governo, o que demonstra sua total inabilidade política no relacionamento com o Legislativo.

PP – O senhor enxerga alto de positivo na gestão de Airton Garcia?

Lineu Navarro – [ficou mudo]

PP – Que nota o senhor daria para este início de governo do prefeito Airton Garcia?

Lineu Navarro – Até agora nota de 3,5 a 4. De razoável, ele conseguiu saldar parte dos restos a pagar o que era uma grande soma. Porém, deveria ter agido de outra maneira.  Deveria ter criado uma comissão aberta através de decreto para estudar todos os restos a pagar e prorrogar o pagamento destas dívidas para que pudesse ter caixa para realizar os serviços que a cidade implora e demanda. O prefeito precisa fazer alguma coisa pelo município de São Carlos. 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x