3 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Livro que conta a história da ferrovia é lançado em Itirapina

Livro que conta a história da ferrovia é lançado em Itirapina

23/03/2017 09h45 - Atualizado há 7 anos Publicado por: Redação
Livro que conta a história da ferrovia é lançado em Itirapina

Na noite da última terça-feira (21), como parte das festividades dos 82 anos de Itirapina, comemorado no dia 25 de março, aconteceu o lançamento do livro “Locomotivas Elétricas da Companhia Paulista de Estradas de Ferro”, de autoria de Rafael Prudente Correa Tassi, no Anfiteatro Municipal “Monsenhor José Maria Fructuoso Braga”. 

Na oportunidade, o escritor também proferiu uma palestra sobre a importância da ferrovia para a região, seguida de uma sessão de autógrafos.

Os mais idosos tiveram a oportunidade de relembrar o auge da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, que foi considerada a ferrovia modelo do sistema ferroviário brasileiro. 

Já os jovens, que não tiveram a oportunidade de conhecer e de viajar de trem, puderam conhecer a história e imaginar como era aquela época, com testemunhos que retrataram que um dia o Brasil já teve uma companhia ferroviária de primeiro mundo.

A palestra de Rafael tratou sobre a malha ferroviária de Itirapina e região, promovendo um passeio na história do desenvolvimento da cidade. 

O livro “Locomotivas Elétricas da Companhia Paulista de Estradas de Ferro” já é considerado, no meio ferroviário, como um importante documento que relata com fidelidade a história da eletrificação da mais importante ferrovia brasileira. 

A cidade de Itirapina está presente no livro com fotos e o relatos da chegada da tração elétrica a cidade em 1928. O local também foi escolhido para receber uma das subestações do sistema de eletrificação da Paulista.

 

Itirapina na história da ferrovia

 

A estação de Itirapina foi inaugurada em 1º de julho de 1885 pela Cia. Rioclarense de Estrada de Ferro, no ramal de Jahu (bitola de 1,00m). Na época, Itirapina se chamava Morro Pellado.

Em 1892, a Companhia Paulista de Estradas de Ferro compra a Rioclarense. Vinte anos depois, em 1912, a Paulista inicia o processo de alargamento da bitola das linhas daquela ferrovia para 1,60m, com a construção de uma nova ligação entre Rio Claro e Itirapina. Em 1916 esta ligação é inaugurada, assim como o alargamento da bitola entre Itirapina e São Carlos.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x