12 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Madrugada em São Carlos registra temperatura de 1º C

Madrugada em São Carlos registra temperatura de 1º C

23/07/2013 22h20 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Madrugada em São Carlos registra temperatura de 1º C

A temperatura em São Carlos teve uma queda vertiginosa nas últimas 48 horas e as máximas caíram aproximadamente, 15º. Na tarde de ontem os termômetros marcavam 10º e com céu encoberto. Comparado com a temperatura da última segunda-feira, ocorreu uma queda 8 º na mínima registrada na cidade passando de 9º pata 1º.

 

A causa da baixa temperatura foi a aproximação de uma frente fria polar que veio intensificar o inverno no Sul e Sudeste do país fez as temperaturas despencarem em São Carlos.

Pelos dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão para a madrugada de hoje era de 1º, e a máxima para o dia não deve passar de 11º.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de São Carlos, Pedro Caballero a previsão é que a madrugada registrasse a menos temperatura dos últimos 13 anos na região. “A massa polar que chegou ao País trouxe um frio diferenciado, já que é úmido e provoca a sensação térmica de pelo menos 2º menor que a temperatura real”, relatou.

A velocidade do vento registrada na tarde de ontem foi de 15 Km/h. De acordo com Caballero a cada 7 km de vendo a sensação térmica sentida pelas pessoas é de 1 grau a menos.

Outro fenômeno da natureza registrado foi a neblina que tomou conta da cidade. A névoa ocorre quando há alta umidade do ar, o que ocorreu ontem com índices perto de 94%. Caballero explicou que a neblina funciona como se fosse uma garoa que fica condensada no ar por conta da baixa temperatura.

O nevoeiro está previsto até hoje na cidade e ira se dissipar com o sol no meio da manhã. Contudo as baixas temperaturas devem se prolongar para os próximos dez dias, de acordo com a estatística do Inmet.

Para a quinta-feira espera-se chuva de aproximadamente 10 milímetros.

POLAR – O frio mais acentuado é resultado de uma frente fria de maior intensidade vinda do polo Sul, segundo a meteorologista Helena Balbino, do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

A massa de ar frio polar conseguiu atravessar a cordilheira dos Andes e chegar sem resistência ao continente. Esse sistema já provocou nevascas e quedas bruscas de temperatura na Argentina, e fez nevar em ao menos 87 cidades do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul desde a última segunda-feira.

A onda de frio, que atinge Sul, Sudeste, Centro-Oeste e até dois estados do Norte do país (Acre e Rondônia), é a mais prolongada dos últimos 13 anos, segundo o (Inmet).

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x