18 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Mais de 60% dos brasileiros são sedentários

Mais de 60% dos brasileiros são sedentários

20/05/2017 20h09 - Atualizado há 7 anos Publicado por: Redação
Mais de 60% dos brasileiros são sedentários

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2015 mostram que menos de 40% dos brasileiros praticam algum esporte ou algum tipo de atividade física. A pesquisa, realizada com 71.142 pessoas com 15 anos ou mais, teve como pergunta inicial se a pessoa praticou algum esporte e/ou atividade física em seu tempo livre entre 27 de setembro de 2014 e 26 de setembro de 2015, período de 365 dias, e qual a modalidade.
A pesquisa mostrou que a prática de atividades físicas ou esportes é maior entre os homens, 53,9%, já as mulheres ficaram com 46,1%. Os dados mostram ainda que no público com 60 anos ou mais, a porcentagem de praticantes é baixa, apenas 27,6%. Segundo a pesquisa, falta de tempo, problemas de saúde e idade avançada, foram os principais motivos apontados para o sedentarismo.
Ao Primeira Página, o personal trainer Alex Buzo, da academia de musculação Max Gym, disse que, se comparado aos dados estatísticos de 2014, o resultado atual é pouco mais satisfatório, pois naquele ano, apenas 8% da população frequentava academias para a prática de alguma atividade física. Segundo Alex, a baixa popularidade da musculação pode estar relacionada ao pensamento equivocado de que isso deixará seus praticantes extremamente musculosos, o que não agrada a todos. Porém, o profissional afirma que hoje a prática de exercícios físicos está intimamente ligada com a longevidade e qualidade de vida.
Questionado sobre os dados suplementares do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que mostram que a caminhada é a atividade preferida da população, com 49,1%, Alex afirmou que o mais indicado é a prática de musculação. Para ele, os benefícios da caminhada são mínimos se comparados aos da musculação.
O profissional ressalta ainda a importância das atividades para o público com mais idade, pois, homens acima de 40 anos e mulheres acima dos 30 começam a perder produção de hormônio, o que deixa o organismo mais frágil. Quando se tem o hábito da prática da musculação, há um prolongamento da produção hormonal.
Musculação na terceira idade – Alex cita como exemplo de longevidade e qualidade de vida, seu aluno Osmar Passarin, 70 anos. Praticante de musculação há seis anos, Osmar tem uma saúde e disposição de dar inveja, com idade fisiológica, segundo o profissional, de 43 anos.
Alex destaca alguns dos benefícios da prática de musculação. Há o aumento do músculo, o aumento dos capilares, a injeção de sangue no músculo é maior e, consequentemente, o coração trabalha mais, tendo uma maior capacidade de injeção de sangue para as artérias.
Para finalizar, Alex ressalta a importância de uma ótima aliada da musculação, a alimentação. Uma alimentação saudável e equilibrada aumentará muito os ganhos.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x