18 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > “Mais que Futebol” busca tirar crianças de situação de vulnerabilidade social

“Mais que Futebol” busca tirar crianças de situação de vulnerabilidade social

13/12/2013 21h53 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
“Mais que Futebol” busca tirar crianças de situação de vulnerabilidade social

Com o objetivo de tirar o maior número de crianças da situação de risco nas periferias de São Carlos, o professor Luis Gonçalves é o coordenador da atividade “Mais que Futebol”, em parceria com o Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos, para crianças entre 7 e 17 anos. Esta iniciativa faz parte do projeto de extensão “Vivências em Atividades Diversificadas de Lazer” do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana (DEFMH) da UFSCar.

 

Este ano, o projeto foi contemplado por intermédio do financiamento da organização “A Chance to Play (O Direito de Brincar)”, iniciativa do Comitê Mundial dos Trabalhadores da Volkswagen da Alemanha. O intuito desse programa é desenvolver projetos que assegurem o direito de brincar e praticar esportes para crianças e adolescentes nos países que recebem a Copa do Mundo.

No “Mais que Futebol”, são desenvolvidas atividades como futebol, brincadeiras das culturas africana e indígena, como capoeira, jogos de tabuleiro. Com foco nas artes, são promovidas aulas de danças populares, teatro e musicalização.

Para desenvolver a cidadania e uma reflexão sobre a sociedade, as crianças produzem um jornal elaborado coletivamente. Ao final de cada encontro, educadores e participantes dialogam “em uma roda de conversa sobre as atividades realizadas no dia, na sequência é decidido conjuntamente como será realizado o encontro seguinte”, conta Luis.

O projeto organiza também uma Biblioteca Infanto-Juvenil, que está localizada no Clube do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos, com livros adquiridos através de doações da comunidade.

Atualmente, o “Mais que Futebol” atende a cerca de 150 crianças e adolescentes. Para o deslocamento, o sindicato dos metalúrgicos financia o transporte coletivo, que as busca em pontos estratégicos dos bairros mais distantes. Para se inscrever no “Mais que Futebol”, os pais ou responsáveis devem comparecer na sede do Clube do Sindicado dos Metalúrgicos de São Carlos, localizada na rua Luiz Procópio de Araújo Ferraz, 1.000, no Jardim Santa Felícia, somente às quintas-feiras, entre 8 e 17 horas.

 

O projeto

O projeto “Vivências em Atividades Diversificadas de Lazer” surgiu em 1999, inicialmente na UFSCar. Em 2009 recebeu o Prêmio Nike Esporte Pela Mudança Social. Uma curiosidade deste projeto é o fato de que as crianças participam do planejamento das brincadeiras. Ao final de cada dia é formada uma roda e todos opinam sobre como foram conduzidas as atividades do dia e como serão no dia seguinte.

 

Com 14 anos de história, o projeto “Vivências em Atividades Diversificadas de Lazer” já esteve presente em diferentes espaços de São Carlos, como na Casa Aberta São Carlos, no Centro de Integração da Criança e do Adolescente (CICA), e também em escolas, centros culturais, e em bairros como o Jardim Gonzaga, e na própria UFSCar.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x