18 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > “Marcha das vadias” espera 700 pessoas nas ruas

“Marcha das vadias” espera 700 pessoas nas ruas

22/05/2012 12h02 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
“Marcha das vadias” espera 700 pessoas nas ruas

A “Marcha das Vadias”, um protesto de feministas, irá acontecer neste sábado, 26, e espera reunir cerca de 700 pessoas, de acordo com Bruna Potechi, uma das organizadoras do evento.  A concentração de militantes feministas e simpatizantes vai sair da Praça Santa Cruz, às 9h do próximo sábado com direção à Praça do Mercado Municipal.

 

O objetivo principal da passeata é impor a liberdade de escolha das mulheres, não apenas com relação à vestimenta, mas em todos os aspectos. As participantes vestem roupas provocativas com o intuito de satirizar o comentário do policial.

A idéia da marcha local surgiu da Frente feminista de São Carlos e é composta em maioria por estudantes da graduação e pós-graduação da USP e da Ufscar, da ONG Visibilidade LGBT e de entidades como o DCE e Caaso.

“Apesar de sermos uma cidade intelectual, com duas grandes universidades, muitas vezes elas contribuem para a naturalização do machismo, com algumas festas com temas que visam a coisificação da mulher ou alguns eventos onde o foco é o corpo e a sexualização da mulher. É importante que essa pauta seja colocadaem São Carlos, para que todos fiquem atentos que ela está sendo discutida e para que o debate seja fortificado aqui”,  afirma Letícia Leza, uma das organizadoras da Marcha.

Para Bruna Potechi, a divulgação está sendo feita pelas redes sociais, panfletagens, oficinas, blog, rádio. No último sábado foi realizada uma oficina de batucadas na praça do mercado, e a cantora Pitty, que ensaiava para a Virada Cultural, apoiou a “Marcha da Vadias” e divulgou em seu show durante a noite. “Na próxima sexta-feira ocorrerá outra oficina, de cartazes e camisetas, na USP. É aberto e destinado a toda população que queira conhecer um pouco mais da marcha, nossas causas”, informou. Hoje acontece uma reunião da organização na UFSCar às 18h para a preparação da marcha do próximo sábado.

 

A MARCHA – A marcha nasceu durante a onda de estupros que ocorreu na Universidade de Toronto no Canadá. Em meio a um discurso para prevenção, um policial comentou que a causa dos estupros seria a vestimenta das alunas e que essas deveriam parar de se vestir como “vadias”. Ofendidas, organizaram a marcha, originalmente chamada de Slutwalk e saíram às ruas protestar pelo direito das mulheres.

No ano passado algumas capitais brasileiras realizaram a marcha e nesse ano muitas outras cidades se articularam para marcharem juntas no dia 26, incluindo São Carlos.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
5 Comentários
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
DRAUSIO
DRAUSIO
11 anos atrás

AS MULHERES TEM QUE SE DAR O RESPEITO PARA SEREM RESPEITADAS,QUEREM ANDAR MOSTRANDO A CALCINHA E OS PEITOS, E ACHAM QUE ISSO É NORMAL.
DEPOIS QUE OS HOMENS PASSAM A MÃO E ABUSAM DELAS,E FALAM QUE QUEREM SER RESPEITADAS. TODAS VCS TEM O LIVRE ARBÍTRIO PARA SABER O QUE É CERTO OU ERRADO.
NAS FACUS EM VÉS DE ESTAREM PREOCUPADAS EM ESTUDAR E APRENDER, SÓ QUEREM SABER DE FARRA , USAR DROGAS E SE PROSTITUIREM PARA GANHAR DINHEIRO FÁCIL.NÃO ESTOU GENERALIZANDO.
AINDA SE UNEM COM LGBT E ESSAS ONGS QUE SÓ QUEREM SABER DE DIVUGAR O QUE NÃO PRESTA.
ONDE JA SE VIU, HOMEN COM HOMEN E MULHER COM MULHER É UM ABSURDO.ISSO ESTÁ ERRADO PESSOAL SE DEUS FEZ O HOMEN E A MULHER, PORQUE O SER HUMANO SEMPRE COMPLICA TUDO…..ACORDAM PESSOAL O QUE VCS ESTÃO FAZENDO É ERRADO PELO AMOR DE DEUS…….

Manuela
Manuela
11 anos atrás

“O objetivo principal da passeata é impor a liberdade de escolha das mulheres”. Impor? a quem? como?

m.f
m.f
11 anos atrás

uma marcha feminista sim nao esse nome elas estao ce rebaixando nao gostei é minha opniao só

a
a
11 anos atrás

É exatamente por este tipo de comentário, como o do Dráusio, que vamos marchar. O desrespeito com as mulheres fica claro em seu comentário assim como no comentário das maioria das pessoas que se preocupam em culpabilizar as mulheres pelos atos de violência que elas sofrem.

“Pelo amor de Deus” ou pelo ódio a diversidade e a liberdade sexual?

Nestor
Nestor
11 anos atrás

A única causa de estupros não é beber, farrear, flertar, andar com roupas sexies… a única causa de estupros se chama ESTUPRADOR! É exatamente o tipo de imagem que certos homens têm de mulheres que estão “disponíveis para uso e abuso” porque não estão “se dando ao respeito” que deve acabar… Nenhum “amigo celeste imaginário” criou regras de como homens e mulheres devem se comportar ou se relacionar, isso cabe a cada um de nós, respeitando a liberdade de escolha individual. Sou adepto à solução imaginada por Sheri S. Tepper em seu livro “The Gate to Women’s Country”: as mulheres deveriam sorrateiramente realizar seleção natural, impedindo que babacas violentos e machões produzissem uma geração seguinte à sua imagem e semelhança…

0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x