17 de Junho de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > MEC abre inscrições para o Enem 2013

MEC abre inscrições para o Enem 2013

14/05/2013 11h04 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
MEC abre inscrições para o Enem 2013

Começaram nesta segunda-feira, 13, as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio 2013 (Enem). De acordo com o edital publicado no Diário Oficial da União, o prazo para a inscrição se estenderá até às 23h59 do dia 27 de maio. Entre as novidades para esse ano está a maior rigidez nas correções da redação, e a isenção para estudantes carentes que agora vai de um salário mínimo per capita para um salário mínimo e meio. Também tem direito a isenção da taxa de R$ 35 alunos que estejam concluindo o Ensino Médio na rede pública em 2013. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, na página do exame: http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricaoEnem/

 

Para Wagner Souza Santos, coordenador da CoVest (Coordenadoria do Vestibular da UFSCar), as mudanças propostas pelo MEC são válidas, principalmente em relação a rigidez na hora de corrigir as redações. “As alterações são positivas, e essa situação que foi apontada no último ano a respeito da redação aconteceu de fato, mas o MEC já tomou as providencias que nós esperávamos”, afirmou, referindo-se às redações escritas em tom de deboche no ano de 2012 – na ocasião um estudante escreveu o hino do Palmeiras; outro, uma receita de miojo, e ambos tiveram nota superior a 500 pontos, numa escala de 0 a 1000. Após essa situação o Ministério da Educação acrescentou um item no edital, determinando a anulação de redações “que apresentem parte de texto deliberadamente desconectada com o tema proposto”.

 

PROVAS – Os candidatos realizarão as provas em outubro, no sábado, 26, e no domingo, 27, com início às 13h (de Brasília). Os portões de acesso aos locais de aplicação do exame serão abertos às 12h e fechados às 13h. Será proibida a entrada do participante que se apresentar após o fechamento dos portões.

Souza Santos afirma que a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) avalia todo esse processo de forma positiva e espera que nesse ano tudo saia como o planejado. “Esperamos que todo o processo de aplicação do exame transcorra de forma tranquila, a exemplo do que vem acontecendo nos últimos anos. A aplicação do exame, toda a parte de logística e de inscrições. Para UFSCar, avaliamos esse processo de forma positiva.”

 

Maior porta de acesso à educação superior

Já como a maior porta de acesso à educação superior no Brasil, incluindo universidades federais brasileiras de destaque, como UFRJ e UFSCar, que já utilizam apenas a nota do Exame para selecionar seus candidatos, o Enem 2013 também substituirá os vestibulares da UFMG, UnB, UFJF, Ufes e UFRN, entre outras instituições públicas, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

A expectativa do Ministério da Educação (MEC) é que 6,1 milhões de estudantes participem da avaliação. Para se ter uma ideia, em 2012, foram registradas 4,2 milhões de inscrições – os dados são do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

O Enem avalia o desempenho escolar e acadêmico do estudante ao fim do ensino médio, e é aplicado em todos os estados e no Distrito Federal.

Uma boa avaliação também é requisito para participação do estudante nos programas Universidade para Todos (ProUni), Ciência sem Fronteiras e para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Estudantes maiores de 18 anos que ainda não obtiveram a certificação do ensino médio podem fazê-lo por meio do Enem.

O edital da edição de 2013 foi publicado no Diário Oficial da União na última quinta-feira, 9, seção 3, páginas 70 a 83.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x