26 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Médico agradece moção do legislativo

Médico agradece moção do legislativo

23/10/2012 21h16 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Médico agradece moção do legislativo

O médico hiperbaricista Carlos Alberto Carvalho, membro da Sociedade Brasileira de Medicina Hiperbárica, manifestou seu agradecimento pela moção de congratulações proposta pelo presidente da Câmara Municipal de São Carlos, vereador Edson Fermiano (PR), enaltecendo a dedicação do profissional à frente do serviço que já atendeu mais de dois mil pacientes com casos graves de cicatrização de doenças.

 

“Esse reconhecimento por parte de um segmento valoroso da sociedade, além de nos motivar ainda mais para continuar prestando esse serviço tão benéfico à população, também nos enche de orgulho e felicidade; fico grato ao presidente da casa do legislativo e aproveito para dizer que apesar de estar residindo em outra cidade, já tenho São Carlos no meu coração pela generosidade e hospitalidade de sua gente”; disse o médico Carlos Alberto Carvalho.     

O serviço de medicina hiperbárica é recente na Santa Casa. Há mais ou menos um ano e meio foi instalada a primeira câmara hiperbárica, é agora já são duas funcionando no hospital em que são feitos atendimentos pelo SUS,  pelo qual muitos pacientes que sofriam há anos com o problema, encontraram a recuperação da qualidade de vida. As câmaras funcionam mediante convênio com a Prefeitura Municipal e o tratamento beneficia pessoas  com necessidades urgentes sem qualquer burocracia e sem custo nenhum. Também o serviço atende todos os tipos de convênios médicos.

 

O que é?

A oxigenoterapia hiperbárica é muito eficaz na cicatrização de feridas relacionadas a diversas doenças, como o diabetes, trazendo uma melhora rápida aos pacientes e também pode ser usada para complementar outros tipos de tratamento, como a cicatrização de queimaduras e ferimentos de  pessoas que sofrem acidentes de motos  (em 40% dos casos o tratamento impediu que fossem feitas amputações).

Basicamente esse tratamento pioneiro na cidade consiste na inalação de oxigênio puro, onde o paciente, dentro de uma câmara hiperbárica com controle digital, submete-se a uma pressão maior do que a atmosférica, e onde a concentração de oxigênio no sangue aumenta em até mais de 20 vezes. O novo equipamento é destinado às pessoas que se submeterão as sessões de oxigenoterapia hiperbárica (OHB) a fim de respirar oxigênio 100% puro a pressões superiores à pressão atmosférica ao nível do mar.

Na moção, Fermiano ressalta que o médico  Carlos Alberto Carvalho é membro da Sociedade Brasileira de Medicina Hiperbárica e, procedente de Jundiaí, permanece em São Carlos três dias por semana, “oferecendo um grande exemplo de competência e espírito humanitário que merece o reconhecimento de toda a coletividade”. Cópias do documento, que foi aprovado por unanimidade na sessão da Câmara Municipal, serão encaminhadas à Provedoria da Santa Casa, à Sociedade Médica de São Carlos e à Sociedade Brasileira de Medicina Hiperbárica.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x