13 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Memória e Experiência de Vida-09/06/2023

Memória e Experiência de Vida-09/06/2023

Artigos dos participantes do Grupo de Literatura da UATI

09/06/2023 16h04 - Atualizado há 10 meses Publicado por: Redação
Memória e Experiência de Vida-09/06/2023

OS ARBUSTOS DO CHICO DA TARDE

No dia 29 de maio de 2023 os alunos da FESC que participam do Grupo de Literatura, dentro das atividades do projeto Cultura e Memória da Vila Prado, fomos na residência do senhor Nicola Gonçalves. Foi uma tarde maravilhosa na qual foi possível ouvir suas histórias.

Fomos carinhosamente recepcionados por ele e sua família. O Nicola tem uma memória invejável. Ele nos contou várias histórias ocorridas na sua vida e sobre o seu pai. Entre elas, a que me chamou mais a atenção é a que dá título a esse artigo.

Segundo Nicola, por volta de 1940 ou 1950, tinha um homem que era uma figura carismática. Sempre com a carranca fechada, imperava orgulhoso pelas ruas de São Carlos intitulando-se como subdelegado de polícia, não deixando nenhum menor de idade frequentar a zona, que naquele tempo ficava na rua São Joaquim, no centro, e tinha a Maria Bonita como dona.

Este homem gostava de dar ordens, como se tivesse alguma autoridade. Mas isso não dava certo com o pai do Nicola. Um dia, esse homem que tinha o apelido de Chico da Tarde mandou podar uns arbustos espinhentos que ficaram em frente da sua casa. Depois estacionou o carrão preto, abriu o porta-malas e mandou o pai do Nicola pegar com as mãos aquelas plantas alegando “sabe com quem está falando”?

– Sei – respondeu o pai do Nicola – você é o Chico da Tarde e eu sou Chico da Noite – E foi embora sem pegar os arbustos.

 

Alibel dos Santos

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x