25 de Fevereiro de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Mês de combate ao abandono de animais

Mês de combate ao abandono de animais

Crime de abandono de animais é considerado maus tratos

29/11/2023 21h22 - Atualizado há 3 meses Publicado por: Redação
Mês de combate ao abandono de animais

Todo final de ano os registros de abandono aumentam. Acredita-se que um dos principais motivos seja a saída de férias das famílias, ocasião em que o tutor não tem com quem deixar o animal ou não possui recursos financeiros para contratar um cuidador ou hotéis especializados. Por isso, abandonam seus pets.

Por isso durante todo este mês, a Prefeitura de São Carlos promove a campanha Dezembro Verde, que tem como objetivo alertar a população sobre as graves consequências do abandono de animais.  A ação cumpre a Lei 20223/21, de autoria do vereador Bruno Zancheta que instituiu o “Dezembro Verde” no município.

De acordo com o vereador Zancheta a campanha é necessária para alertar sobre um problema recorrente e que se agrava a cada ano no Brasil: os atos de abandono e maus tratos de animais em períodos de férias e de festas. “Dados estatísticos mostram que no mês de dezembro existe um acréscimo de 50% nas ocorrências de abandono de animais e a Lei tem o objetivo claro de combater esse abandono e maus tratos aos animais”, garante o vereador.

A Campanha tem o objetivo também de chamar a atenção para a importância da denúncia, em caso de abandono e maus tratos aos animais, como sendo a melhor forma de combater tal prática. O crime de abandono de animais é considerado maus tratos, deixando de ser detenção e passando a ser reclusão (prisão de 2 a 5 anos).

A partir de dezembro a Prefeitura vai realizar uma série de ações referentes a Campanha como distribuição de material com orientações sobre as leis, como podem ser realizadas as denúncias e quais serviços o município oferece gratuitamente.

As denúncias de maus tratos ou abandono podem ser feitas na Ouvidoria da Prefeitura de São Carlos pelo telefone 3362-1080 ou diretamente no Departamento de Defesa e Controle Animal pelo telefone 3362-1304 ou no 99724-9772 no posto da Água Fria.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x