4 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Mico Leão Preto é o primeiro filhote de 2013

Mico Leão Preto é o primeiro filhote de 2013

14/01/2013 20h27 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Mico Leão Preto é o primeiro filhote de 2013

Nasceu no Parque Ecológico de São Carlos uma das espécies mais ameaçadas do mundo, o Mico Leão Preto (Leontopithecus chrysopygus), pequeno primata que ocorre nas matas de interior do Estado de São Paulo.

 

Este pequeno primata é primo do conhecido Mico Leão Dourado, mas apesar de possuir o mesmo porte, tem a pelagem toda negra com algumas manchas douradas.

Tão raro que no início do século passado chegou a ser considerado extinto, com apenas algumas peles em Museus, mas na década de 60 graças aos esforços de pesquisadores a espécie foi redescoberta, mas estava rumo à extinção permanente. Na tentativa de salva-la criou-se o Parque Estadual do Morro do Diabo, no Pontal do Paranapanema e a Reserva de Caitetus, e se enviou exemplares para cativeiro em diversos zoológicos no Brasil e no mundo.

Sua situação atual ainda é muito preocupante, é considerado “em perigo” pela União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN) e consta da lista do IBAMA como espécie ameaçada.

Os biólogos do Parque consideram uma vitória este nascimento, pois os Micos Leões Pretos estão se reproduzindo muito mal em cativeiro e na natureza a população esta apenas estabilizada.

Ao saber do nascimento, o Presidente da Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil, Luiz Antônio da Silva Pires, parabenizou a equipe e colocou a entidade a disposição da Prefeitura Municipal, mantenedora do Parque, para outros contatos e auxílios se forem necessários. “Isto demonstra a importância dos Jardins Zoológicos, como o de São Carlos na luta contra a extinção da biodiversidade”, concluiu Pires.

Nascido no dia 1º de janeiro foi também o primeiro nascimento ocorrido no Parque Ecológico de São Carlos em 2013. No momento a mãe, o filhote e toda a família estão recebendo uma atenção redobrada de toda a equipe do Parque Ecológico.

Como o Parque é signatário do Comitê Internacional para a Conservação das espécies de Micos Leões, o local fará a comunicação oficial e aguardará as determinações do Comitê.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Cerdo
Cerdo
11 anos atrás

São trabalhos como este que salvarão nossos animais da extinção, parabéns para toda a equipe

0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x