15 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Mirlene Simões toma posse como Secretária Regional da SBPC

Mirlene Simões toma posse como Secretária Regional da SBPC

Durante o evento, Mirlene teve encontro com a Ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos

30/07/2023 02h47 - Atualizado há 9 meses Publicado por: Redação
Mirlene Simões toma posse como Secretária Regional da SBPC

A Prof. Dra Mirlene Simões Wexell Severo, da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP-Araraquara, tomou posse como Secretária-Regional do Estado de São Paulo na Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O evento ocorreu durante a 75ª Reunião Anual da SBPC, na última quinta-feira (27), em Curitiba (PR).

Mirlene explica que, cada estado brasileiro possui um secretário regional na SBPC. Porém, devido ao tamanho e pujança, o estado de São Paulo possui três secretários regionais. “Eu represento a regional Centro/Norte, com o compromisso de trabalhar para integrar atores e instituições deste território, preservar o que já foi construído e avançar para que a ciência faça parte do cotidiano das pessoas, mostrando o quanto ela é necessária nas nossas atividades”.

Ela também agradeceu a todos que votaram na proposta apresentada e falou das prioridades para o mandato, que terá duração de dois anos. “Uma das nossas propostas é ampliar o número de sócios da SBPC, fazendo um trabalho de divulgação sobre o papel que a entidade possui em relação à ciência no Brasil e, com isso, convidando pessoas a participarem conosco como associado”.

“A SBPC traz a memória da elaboração de todo o desenvolvimento da pesquisa no Brasil, dos centros da tecnologia, das relações existentes entre os centros, a difusão da ciência, como também o desenvolvimento dos territórios com suas especificidades, através da promoção da riqueza e respeito à vida”, destacou Mirlene.

Durante o evento, Mirlene teve encontro com a Ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos e também foi coordenadora de uma mesa de debate com o atual Presidente da SBPC, Prof Renato Janine Ribeiro, que já ocupou o Ministério da Educação durante o governo Dilma Rousseff (2015-2016).

A 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), maior evento científico da América Latina, ocorreu entre 23 e 29 de julho, em Curitiba e teve como tema “Ciência e democracia para um Brasil justo e desenvolvido”. A programação científica teve mais de 220 atividades, entre debates, mesas-redondas e sessões especiais, com renomados cientistas e personalidades de diversas áreas.

CURRÍCULO-Mirlene Simões possui graduação em Ciências Sociais (2001) pela Faculdade de Ciências e Letras da UNESP Araraquara, Mestrado (2006) e Doutorado (2012) pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP de Araraquara. Coordenou a pesquisa Políticas Públicas para as Mulheres: a Experiência do Brasil na Promoção da Equidade no Universo do Trabalho (2012-2015), realizado pela Federação Democrática Internacional de Mulheres (FDIM), e a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República. Coordenou os Grupos Temáticos: Sociologia e Juventude: questões e estudos contemporâneos (2015-2016) e, Direitos Humanos e Sociedade: retratos dos jovens em distintos contextos (2017) da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS).

Coordenou o ciclo de debates: Direitos Sociais das Mulheres na Sociedade Contemporânea: Experiências Vividas, projeto associado ao Centro Cultural Professores Waldemar e Heleieth Saffioti, na UNESP Araraquara (2017). Coordenou o Grupo Temático: Direitos Humanos, Arte e Memória da Associação Nacional de Direitos Humanos, Pesquisa e Pós-Graduação (ANDHEP, 2017-2018). Coordenou a Mesa Redonda Juventude, Prevenção da Violência e Perspectivas de Intervenções Públicas, no 19° Congresso Brasileiro de Sociologia (2019).

Integrou a comissão organizadora do seminário: 50 anos de A Mulher na Sociedade de Classes, realizado pela UNESP Araraquara e a Prefeitura Municipal de Araraquara (2019). Integrou o Banco Nacional de Avaliadores do SINAES/INEP e compôs o banco de Avaliadores da Avaliação Especial da Educação Superior (2019). Foi líder do Grupo de Pesquisa: Processos de Construção de Realidades: Direitos Humanos, Arte e Memória (CNPq/Belas Artes, 2016-2018). Foi co-líder do Grupo de Pesquisa: Segurança Urbana, Juventude e Prevenção do Delito (CNPq/UNESP/CAr, 2009-2021).

Coordenou o Projeto: Expandir o Presente, Criar o Futuro, Premiado pela Lei Aldir Blanc (2020-2021). Coordena o Projeto Laboratório de Talentos (2020-2023) e Co-Labore (2020-2023), em parceria com o Consulado dos EUA no Brasil. É docente da UNESP/FCLAr (2022). Atua nas seguintes temáticas: mulheres jovens, direitos humanos e mulheres.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x