20 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Missão Consagra-te e Paróquia São José formam I Turma de Consagrados a São José

Missão Consagra-te e Paróquia São José formam I Turma de Consagrados a São José

Menção mais antiga sobre culto a São José, no Ocidente, deu-se por volta do ano 800, no norte da França

24/03/2024 08h22 - Atualizado há 4 semanas Publicado por: Redação
Missão Consagra-te e Paróquia São José formam I Turma de Consagrados a São José

Aconteceu no último dia 16 de março a Santa Missa de Consagração a São José na Paróquia São José, Diocese de São Carlos.

A Santa Missa foi presidida pelo pároco padre Dr. José Edmilson Santos no primeiro dia do tríduo a São José, as 18 horas.

Na ocasião, toda a comunidade se reuniu para a Santa Missa e comemorações da Solenidade a São José que aconteceu dia 19 de março.

A Missão Consagra-te, que desde o ano de 2017 é responsável pela formação e estudo do Tratado da verdadeira devoção de São Luís M. G. De Montfort com o objetivo de consagrar os filhos de Deus a Jesus Cristo pelas mãos da Virgem Santíssima, pela primeira vez, prepara para a Consagração a São José, esposa da Virgem Santíssima e pai adotivo do Menino Deus.

A consagração a São José foi idealizada no ano de 2023 pela consagrada a Jesus Cristo pelas mãos da Virgem Santíssima e também paroquiana da São José, a Agda Aparecida Cunha e organizada pela consagrada a Jesus Cristo pelas mãos da Virgem Santíssima, a Luciane Aparecida Souza Beltrame que não mediu esforços para que tudo saísse perfeito.

Agda procurou o pároco Padre Edi e falou da vontade de trazer para a Paroquia de São José a Consagração ao esposo da Virgem Santíssima e pai adotivo do Menino Deus. Padre Edi como sempre, acolheu a ideia com muito carinho e autorizou que a Missão Consagra-te, que já prepara há alguns anos a Consagração a Jesus Cristo pelas mãos da Virgem Santíssima, preparasse a formação e conduzisse a turma até a Santa Missa.

Para a Missão Consagra-te, estar falando agora de São José para os filhos de Deus, foi uma alegria imensurável, e não podemos deixar de agradecer a Agda pelo convite.

19 DE MARÇO, SOLENIDADE DE SÃO JOSÉ

A menção mais antiga sobre o culto a São José, no Ocidente, deu-se por volta do ano 800, no norte da França. No dia 19 de março, lê-se: “Ioseph sponsus Mariae”. A referência a José, esposo de Maria, tornou-se cada vez mais frequente entre os séculos IX e XIV. No século XII, os Cruzados construíram uma igreja em sua honra, em Nazaré.

A partir de 1480, com a aprovação do Papa Sisto IV, começou-se a celebrar a sua festa em 19 de março, que, depois, passou a ser obrigatória, em 1621, com o Papa Gregório XV. O Papa Pio IX, em 1870, declarou São José padroeiro da Igreja Católica.

João XXIII, em 1962, inseriu seu nome no Cânon Romano da Santa Missa, já o Papa Francisco aprovou sete novas invocações na Ladainha de São José: Guardião do Redentor, Servo de Cristo, Ministro da salvação, Amparo nas dificuldades, Patrono dos exilados, Patrono dos aflitos, Patrono dos pobres.

 

Deus abençoe você!

 

Missão Consagra-te

Gisele Botêga

Historiadora e Bacharel em Direito com Especialização em Direito Canônico pela Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x