2 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Mobilidade urbana é tema de workshop em São Carlos

Mobilidade urbana é tema de workshop em São Carlos

18/03/2014 20h51 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Mobilidade urbana é tema de workshop em São Carlos

Começou nesta terça-feira, 18, e vai até a próxima segunda-feira, 24, o workshop profissional “Estudos Urbanos – SP: Novas Linhas de Mobilidade”. O objetivo do evento é promover um debate de ideias entre diferentes parceiros e organizações envolvidos na área de transporte e desenvolvimento urbano em São Paulo. Além da capital (de hoje até o dia 21), a cidade de São Carlos também receberá o evento entre a próxima sexta e segunda.

 

Organizado conjuntamente pelo grupo de Estudos Urbanos em parceria com o Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP São Carlos, o Centro Alemão de Ciência & Inovação São Paulo (DWIH), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (São Paulo) e a Hafencity University (Hamburgo/Alemanha), o workshop irá discutir segundo o professor Renato Anelli, do IAU-USP, propostas de renovação urbana nas áreas de influência dos eixos de mobilidade urbana da capital paulista, como os corredores de ônibus, linhas de metrô e monotrilhos. “Temos preocupação com áreas onde existem riscos de enchentes, ocupação informal e desabamento. Nossa proposta nesse workshop interdisciplinar é estudar e elaborar alternativas nestas áreas para São Paulo”, explica o arquiteto.

São três os lugares da zona leste paulistana com problemáticas verificadas. Elas refletem pontos de congestionamento e carência de novos meios de mobilidade. Segundo a organização do evento, o foco está em propostas de mudanças que podem ser consideradas como força motriz para a concepção de uma cidade para todos: interdisciplinar, incluindo iniciativas locais e também aplicáveis nas demais partes da cidade.

O pesquisador do IAU-USP lembra que o workshop será uma espécie de laboratório analítico experimental para a elaboração de soluções que compatibilizem mobilidade, saneamento ambiental, o social e a vulnerabilidade às enchentes e outros riscos. “As visitas ocorrem in loco, em São Paulo, nos corredores de ônibus da Bacia do Córrego do Lajeado. Em São Carlos, eles serão feitas na área de renaturalização de córregos e nascentes, como o Tijuco Preto por exemplo”, detalha o professor.

 

O workshop reúne professores e alunos de graduação e pós-graduação do IAU-USP e da Hafencity University, especialistas em transporte público, além de técnicos de várias secretarias da Prefeitura Municipal de São Paulo e pesquisadores das áreas de engenharia de tráfego, arquitetura e etnografia. A sede do evento em São Paulo será o Edifício Martinelli. Em São Carlos, a visita técnica será realizada no dia 22 (sábado) e é aberta para acompanhamento aos interessados, inclusive da imprensa.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x