13 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Morre D. Joviano, 5º bispo de São Carlos

Morre D. Joviano, 5º bispo de São Carlos

22/06/2012 09h10 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Morre D. Joviano, 5º bispo de São Carlos

Morreu na tarde desta quinta-feira, 21, D. Joviano de Lima Júnior, aos 70 anos de idade. O religioso foi o 5º bispo de São Carlos e atualmente era o arcebispo de Ribeirão Preto. Lima Júnior estava lutando contra um câncer no estômago desde 2009 e estava internado desde o dia 10 de junho no Hospital São Francisco.

 

Lima Júnior era conhecido por ser um homem de extrema oração e humildade, muitas vezes denominado “pastor da humildade” por pessoas próximas. Bispo de São Carlos de1996 a2006, D. Joviano ordenou 30 diáconos permanentes e 27 presbíteros, e durante a sede vacante, mais dois presbíteros. Criou 14 paróquias e 2 quase-paróquias.

No dia 5 de abril de 2006, o papa Bento XVI, acolhendo o pedido de renúncia apresentado por Dom Arnaldo Ribeiro, nomeou-o como Sétimo Arcebispo de Ribeirão Preto. Tomou posse no dia 3 de junho de 2006, em celebração no Colégio Marista. Na Arquidiocese de Ribeirão Preto ordenou 16 presbíteros diocesanos e 1 religioso. Criou 3 paróquias e 2 quase-paróquias.

O projeto Ser Igreja em Missão (SIM), lançado em 2007, nas comemorações do centenário da criação da Diocese de Ribeirão Preto; a 13ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, ocorrida em 2009; e o lançamento do Plano de Ação Pastoral (2011-2015) marcaram, entre outros trabalhos pastorais, a preocupação de D. Joviano com a humanização da pastoral.

Foi vice-presidente do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), membro da Comissão Episcopal Pastoral para Liturgia da CNBB, membro do Conselho Permanente da CNBB e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Liturgia da CNBB.

 

SUA VIDA – Dom Joviano de Lima Júnior nasceu em Uberaba (MG), em 23 de abril de 1942, filho de Joviano dos Santos Lima e de Olga de Oliveira Lima. Em sua terra natal, terminados os estudos primários, ginasiais e colegiais no Colégio Diocesano dos Irmãos Maristas, ingressou na Congregação do Santíssimo Sacramento (Sacramentinos), em 1964. Foi ordenado padre na Igreja Santa Teresinha, pelas mãos de D. Almir Marques Ferreira, em 8 de dezembro de 1969.

Tendo realizado estudos universitários em Filosofia, Pedagogia, Ciências Sociais, e Especialização em Liturgia, no Pontificium Athenaeum Anselmianum, em Roma, dedicou-se ao magistério e à pastoral nos campos da animação vocacional, litúrgica, familiar e ecumênica, no Brasil (especialmente na Diocese de Santo André e Arquidioceses de São Paulo e Uberaba) e no exterior (Dublin, na Irlanda, em Cleveland e Nova York, nos Estados Unidos).

Exerceu a função de secretário executivo e posteriormente o mandato de presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) de São Paulo. Em sua Congregação, foi Diretor dos Estudos, Mestre de Noviços, Superior, Conselheiro, Provincial, Consultor Geral e Vigário Geral.  Escreveu alguns livros sobre Liturgia e colaborou em diversos periódicos e revistas no Brasil e no exterior (Itália e USA). Foi assistente eclesiástico do Instituto Secular Servitium Christi, inspirado no carisma sacramentino. 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x