Morre em Itirapina, aos 93 anos, Monsenhor José Maria
Morreu nesta segunda-feira, 21, à 19h50, em Itirapina, o monsenhor José Maria Fructuoso Braga. Logo após a confirmação da notícia de sua morte, populares, religiosos e comunidade já começaram a lotar as dependências da Igreja Matriz de Itirapina, onde seu corpo foi velado, para as últimas homenagens ao Monsenhor, que há quase 30 anos dedicava-se a Paróquia de Itirapina.
Padre Zé Maria, atuou no Seminário Diocesano de São Carlos durante 15 anos, exercendo as funções de professor, diretor espiritual e reitor. Formado em Teologia e em Filosofia, o monsenhor se especializou em Teologia Moral no Instituto de Teologia Moral da Academia Afonsiana da Universidade de Latrão, em Roma – Itália. Também lecionou na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Pucamp) e na Faculdade de Filosofia do Ipiranga, ligada à PUC- São Paulo.
A notícia de sua morte foi muito comovente, pois ele foi grande evangelizador, com atuação e marcante não só na Diocese de São Carlos, mas em todo Brasil. Monsenhor José Maria, que por mais de 50 anos, foi professor universitário, era muito querido, e a notícia de sua morte promoveu grande movimentação no meio religioso e cultural. Durante a madrugada e durante todo dia, autoridades civis e religiosas chegaram à cidade para prestar-lhe as últimas homenagens e participarem das cerimônias religiosas de sua despedida. Seu cuidador, há mais de 20 anos, Padre José Donizete (Pe. Dony), sempre se referiu ao Monsenhor como grande mestre e exemplo de vida cristã e sacerdotal. Pe. Dony estava bastante abalado e emocionado com a perda do Monsenhor, pois há vários anos, e luta pela saúde o Monsenhor, prestando-lhe cuidados e com zelo e dedicação cuidando para que nada lhe faltasse.
A comunidade se sente mais triste, e aos poucos, as homenagens foram tomando conta da Igreja Matriz, em gestos silenciosos, mas cheios de gratidão pela história de luta e atuação de fé do Monsenhor. Ele foi ordenado Padre em 8/12/2006, e desde então nunca deixou de estudar e se aprofundar nas questões de teologia, sempre escrevendo artigos e colaborando para a expansão e o crescimento da fé religiosa de fiéis e seus alunos, sendo que hoje muitos Padres e Bispos que hoje atuam nas Dioceses do Brasil, foram alunos do Monsenhor. Com muita emoção e respeito seu corpo foi enterrado na Igreja Matriz.
Padre Ze Maria sera eterno em nossos coracoes. Fique em paz, ,,
Monsenhor José Maria foi ordenado diácono em 10/11/1946 e a ordenação presbiteral aconteceu em 08/12/1946. Certamente houve um erro de digitação na reportagem, porém, desnecessária e inoportuna a piadinha, diante de tantas informações importantes a respeito do mesmo. Para pessoas inteligentes um pingo é um alfabeto inteiro.
e ele formou em 2006 quanto anos eu tenho entao …. kkkk fiquei mais nova em ….
Uma vida dedicada ao evangelho,Monsenhor José Maria ,ou simplesmente e carinhosamente Padre Zé
descanse em paz MEU TIO PADRE
orgulho e saudades