13 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Morre em Itirapina, aos 93 anos, Monsenhor José Maria

Morre em Itirapina, aos 93 anos, Monsenhor José Maria

22/01/2013 18h07 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Morre em Itirapina, aos 93 anos, Monsenhor José Maria

Morreu nesta segunda-feira, 21, à 19h50, em Itirapina, o monsenhor José Maria Fructuoso Braga. Logo após a confirmação da notícia de sua morte, populares, religiosos e comunidade já começaram a lotar as dependências da Igreja Matriz de Itirapina, onde seu corpo foi velado, para as últimas homenagens ao Monsenhor, que há quase 30 anos dedicava-se a Paróquia de Itirapina.

 

Padre Zé Maria, atuou no Seminário Diocesano de São Carlos durante 15 anos, exercendo as funções de professor, diretor espiritual e reitor. Formado em Teologia e em Filosofia, o monsenhor se especializou em Teologia Moral no Instituto de Teologia Moral da Academia Afonsiana da Universidade de Latrão, em Roma – Itália. Também lecionou na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Pucamp) e na Faculdade de Filosofia do Ipiranga, ligada à PUC- São Paulo.

A notícia de sua morte foi muito comovente, pois ele foi grande evangelizador, com atuação e marcante não só na Diocese de São Carlos, mas em todo Brasil. Monsenhor José Maria, que por mais de 50 anos, foi professor universitário, era muito querido, e a notícia de sua morte promoveu grande movimentação no meio religioso e cultural. Durante a madrugada e durante todo dia, autoridades civis e religiosas chegaram à cidade para prestar-lhe as últimas homenagens e participarem das cerimônias religiosas de sua despedida. Seu cuidador, há mais de 20 anos, Padre José Donizete (Pe. Dony), sempre se referiu ao Monsenhor como grande mestre e  exemplo de vida cristã e sacerdotal. Pe. Dony estava bastante abalado e emocionado com a perda do Monsenhor, pois há vários anos, e luta pela saúde o Monsenhor, prestando-lhe cuidados e com zelo e dedicação cuidando para que nada lhe faltasse.

A comunidade se sente mais triste, e aos poucos, as homenagens foram tomando conta da Igreja Matriz, em gestos silenciosos, mas cheios de gratidão pela história de luta e atuação de fé do Monsenhor. Ele foi ordenado Padre em 8/12/2006, e desde então nunca deixou de estudar e se aprofundar nas questões de teologia, sempre escrevendo artigos e colaborando para a expansão e o crescimento da fé religiosa de fiéis e seus alunos, sendo que hoje muitos Padres e Bispos que hoje atuam nas Dioceses do Brasil, foram alunos do Monsenhor. Com muita emoção e respeito seu corpo foi enterrado na Igreja Matriz.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
4 Comentários
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Marta
Marta
11 anos atrás

Padre Ze Maria sera eterno em nossos coracoes. Fique em paz, ,,

João Dias Neves
João Dias Neves
11 anos atrás

Monsenhor José Maria foi ordenado diácono em 10/11/1946 e a ordenação presbiteral aconteceu em 08/12/1946. Certamente houve um erro de digitação na reportagem, porém, desnecessária e inoportuna a piadinha, diante de tantas informações importantes a respeito do mesmo. Para pessoas inteligentes um pingo é um alfabeto inteiro.

cassiana
cassiana
11 anos atrás

e ele formou em 2006 quanto anos eu tenho entao …. kkkk fiquei mais nova em ….

Luiz Fernando Braga
Luiz Fernando Braga
11 anos atrás

Uma vida dedicada ao evangelho,Monsenhor José Maria ,ou simplesmente e carinhosamente Padre Zé
descanse em paz MEU TIO PADRE
orgulho e saudades

0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x