12 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Mortes por pneumonia chegam a 58 em São Carlos

Mortes por pneumonia chegam a 58 em São Carlos

24/07/2013 23h39 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Mortes por pneumonia chegam a 58 em São Carlos

Dados da Secretaria de Saúde mostram que São Carlos registrou 346 casos de pneumonia nos cinco primeiros meses de 2013, com 58 mortes. Na comparação com o mesmo período do ano passado, houve um aumento no número de casos em 11%, mas uma queda nos óbitos de 5% quando foram registrados, respectivamente, 310 casos e 55 óbitos.

 

No Estado de São Paulo, no ano passado, ocorreram 129.043 internações em função da doença. Na região de São Carlos, que inclui Araraquara, foram 3.023 internações.

Segundo o pneumologista Lenon César Lucas Tiossi, a pneumonia vem de um processo infeccioso viral. “É um quadro de infecção no pulmão que pode ser causado por bactérias e vírus”, ressalta.

A recomendação é que o paciente, principalmente os que possuem doenças crônicas, que procurem atendimento médico em 24 horas. “Tosse, falta de ar, dores no tórax, diarreia, vômito, cansaço e febre são os sintomas mais comuns”, ressalta.

As faixas etárias que necessitam de maior atenção, segundo Lenon, sãos as crianças abaixo dos cinco anos e os idosos acima dos 65. “Estudos mostram que de cada 100 mil pessoas que contraem pneumonia, 100 morrem, entretanto, na faixa acima dos 65 anos, os números sobem para 50 mil”, classifica.

VACINA – Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, desde 2010, a vacina pneumocócica 10-valente faz parte do calendário de imunização do SUS (Sistema Único de Saúde) e está disponível, gratuitamente, nos postos de saúde para crianças de dois meses a um ano e 11 meses de idade.  

Outra proteção oferecida no calendário de imunização e que também auxilia na prevenção à pneumonia é a vacina contra a gripe, oferecida por meio de campanhas anuais de imunização em massa.

“A vacinação é importante para esses grupos de pacientes, pois as gripes contribuem para o surgimento da pneumonia”, afirma Lenon.

 

São Carlos apresenta oito casos de H1N1

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde confirmou que a cidade possui oito casos confirmados da gripe A H1N1. Todos os pacientes foram medicados e apresentaram cura, de acordo com as informações da Secretaria de Comunicação da Prefeitura.

Outros três casos aguardam confirmação. Segundo ainda a Comunicação, as unidades de saúde de São Carlos têm vacinas suficientes para atender a casos específicos e grupos de risco. Para a gripe A não há campanhas de vacinação em massa.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x