27 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Mutirão contra a dengue teve inicio no final de semana em Ibaté

Mutirão contra a dengue teve inicio no final de semana em Ibaté

20/03/2013 08h28 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Mutirão contra a dengue teve inicio no final de semana em Ibaté

O pontapé inicial do Mutirão “Todos contra o mosquito – entre em ação e acabe com a dengue” aconteceu no sábado, 16, as 8h nos bairros Vila Bandeirantes e Jardim Mariana, na segunda-feira percorreu as ruas do Residencial Mariana e Jardim Icaraí, na terça-feira foi à vez dos bairros Jardim Menzani e Santa Teresinha receberem a equipe do mutirão.

 

Dando sequência, quinta-feira, 21, é a vez dos bairros Popular e Encanto do Planalto receberem a equipe do mutirão, amanhã, sexta-feira é a vez dos bairros Esfer e Jardim América, e finalizando no sábado, 23, a partir das 8h no Jardim Cruzado.

O mutirão conta com a colaboração e participação dos moradores, que prontamente recebem as agentes ouvindo suas orientações e dispensando matérias que contribuem com a criação e proliferação do mosquito Aedes aegypti, que até então estavam alojados em seus quintais.

Até o momento as agentes não se depararam com nenhum caso de resistência, sendo prontamente recepcionadas com total colaboração e incentivo da população, fator este de extrema importância, pois mostra que os interesses da população e a sua preocupação em manter a cidade livre de contaminação, vem de encontro com a ação da administração.  

 

DENGUE – Doença infecciosa febril aguda causada por um vírus da família Flaviridae  sendo transmitida no Brasil, através do mosquito Aedes Aegypti, também infectado pelo vírus. Atualmente, a dengue é considerada um dos principais problemas de saúde pública de todo o mundo.

A dengue é conhecida no Brasil desde os tempos de colônia. O mosquito Aedes aegypti tem origem africana. Ele chegou ao Brasil junto com os navios negreiros, depois de uma longa viagem de seus ovos dentro dos depósitos de água das embarcações.

O primeiro caso da doença foi registrado em 1685, em Recife (PE). Em 1692, a dengue provocou 2 mil mortes em Salvador (BA), reaparecendo em novo surto em 1792.

 

PREVENÇÃO – Em caso de suspeitas, a população deve se atentar aos seguintes sintomas: febre aguda com duração de até 7 dias, dor atrás dos olhos, dores musculares, dores nas juntas, prostração e vermelhidão no corpo. Apresentando algum destes sintomas, a pessoa deve sempre procurar um médico e jamais praticar a automedicação, o que pode agravar ainda mais o quadro clinico.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x