30 de Junho de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Ney Vilela quer democratizar o processo educacional tecnológico

Ney Vilela quer democratizar o processo educacional tecnológico

17/12/2012 11h44 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Ney Vilela quer democratizar o processo educacional tecnológico

“Queremos igualdade”, diz Mauriney Eduardo Vilela, conhecido popularmente como Ney Vilela, nomeado por Paulo Altomani (PSDB) como Secretário da Educação de São Carlos, a respeito das mudanças que fará no comando da Secretaria.

Com o objetivo de universalizar a tecnologia nas escolas da rede pública, para que os alunos humildes não sejam penalizados quanto aos equipamentos tecnológicos se comparado com os alunos das escolas particulares.

“Colocar netbooks e lousa digital nas escolas é democratizar o processo educacional”, afirma, para assim, proporcionar a maior quantidade possível de informações na sala de aula. Pois, em termos educacionais hoje, 80% do conhecimento não é aprendido de maneira convencional na aula.

Vilela ressalta a utilização das lousas digitais em termos de custo benefício ao compará-la com os preços das televisões e com a manutenção das lousas de madeira. “É um recurso que pode ser adotado facilmente pelos professores, pois é barato se pensarmos no preço de uma TV grande”. E em três anos de manutenção de lousas de madeira, compensa o uso do aparato tecnológico.

Ele afirma também a qualidade da administração anterior com um ótimo trabalho na educação infantil implementando o recuso dos laptops e das lousas digitais. “Mas precisamos avançar na educação fundamental, pois a realidade é dinâmica”, diz.

 

Outro lado – De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, Lourdes Moraes, a tecnologia dos netbooks e lousas digitais foram disponibilizadas na Rede Municipal de Ensino em 2010. Os alunos das escolas municipais contam com computador na carteira. São 1.843 computadores distribuídos nas escolas, sendo 1.743 adquiridos pela Prefeitura e 100 são fruto do prêmio Prefeito Inovador 2009. A Prefeitura comprou 45 lousas digitais. Elas estão instaladas nas Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB’s) (duas escolas) e uma lousa digital em cada Centro Municipal de Educação infantil (CEMEI) que atende alunos de 4 e 5 anos.

Todas as escolas de ensino fundamental e EMEB’s possuem internet de banda larga. Todas as escolas do ensino fundamental possuem wireless (rede sem fio) instalada que permite utilizar o netbook em qualquer local da escola.

Somente em 2012 foram capacitados 289 professores para uso da tecnologia de informação e comunicação na sala de aula, além de capacitação com cursos de introdução e produção de conteúdos digitais para uso da lousa digital

Outra inovação implementada pela Prefeitura foi o Boletim Online que ajuda a família a acompanhar a educação dos filhos, promove a aproximação de pais e filhos. O desempenho escolar, as notas e frequência pode ser acompanhado de qualquer computador ligado a internet.

Para a secretária de Educação as tecnologias implementadas pela Prefeitura na Rede municipal de Ensino são importantes para aproximar o cotidiano da vida do aluno da escola.

“A dificuldade não está na compra dos equipamentos, o grande desafio é formar professores para o uso da tecnologia de informação e comunicação na sala de aula. A tecnologia acessível na rede municipal de educação transforma o processo de aprendizagem de maneira positiva e a novas ferramentas como o netbook, a lousa digital e o boletim online beneficiam também diretamente a sociedade porque além de tornar as aulas mais atrativas e promover  a interação do aluno com o conteúdo, amplia o conhecimento e aproxima a família e os alunos dos pais”, ressalta Lourdes Moares.

 A secretária disse, ainda, que as escolas também já testaram a utilização de um software da Rede Social Educacional. Os alunos poderão interagir com outros alunos nas outras escolas, os professores também poderão trabalhar projetos entre docentes via rede, além disso, os alunos podem depositar projetos, escolher rede de amigos entre outras ações da rede social. Para a implementação será necessário abrir uma licitação.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x