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Novo radar gera polêmica sobre localização

17/11/2012 12h07 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Novo radar gera polêmica sobre localização

Com o acidente registrado nesta quarta feira, 14, onde uma carreta colidiu com a mureta do canteiro central após bater na traseira de um carro que freou bruscamente próximo ao novo radar, o questionamento sobre a localização do equipamento entrou em discussão.

 

O novo radar foi remanejado do KM 232, no trevo do bairro Maria Estela Fagá, que após diversos acidentes provocados pela localização do radar e da imprudência dos motoristas, foi retirado e reposicionado no KM 235.

De acordo com a nota enviada pela assessoria de imprensa da Concessionária Triângulo do Sol, a escolha para a instalação do equipamento foi norteada por dados estatísticos de ocorrências registradas pela Polícia Militar Rodoviária e Departamento de Estradas de Rodagem (DER-SP), considerando principalmente, as que foram causadas por excesso de velocidade. O equipamento funciona somente como controlador de velocidade. aferindo e registrando veículos que estiverem acima do limite permitido.

A localização e a operação dos radares faz parte do conjunto de serviços não delegados à Concessionária, sendo assim de atribuição exclusiva do Poder Público. Neste caso, a operação cabe ao DER. Antes de ser enviado pedido de radar ao DER, cabe à ARTESP aprovar ou não o pedido da concessionária.

De acordo com o professor do Departamento de Trânsito da Universidade de São Paulo (USP), Antônio Clóvis Coca Pinho Ferraz, diz que a localização do radar implica em detalhados estudos estatísticos, como o índice de ocorrências registradas, que aprovam sua instalação e operação no local.

O professor não quis opinar sobre a instalação do novo radar próximo ao trevo da cidade, por ainda desconhecer o ponto de fiscalização. Porém afirma que a eficiência do equipamento somente será alcançada se ocorrer a sinalização correta e de forma visível aos motoristas, informando-os a presença sobre fiscalização eletrônica por radar e a velocidade máxima permitida da rodovia, para que não sejam surpreendidos e freiem bruscamente..

“Se a intenção do radar é controlar a velocidade dos veículos e consequentemente a diminuir a ocorrências de acidentes, a sinalização se faz necessária e é muito importante, para que o contrário da proposta não ocorra, isto é, o aumento de acidentes” afirma.

A Concessionária Triângulo do Sol finalizou no dia 13 de novembro a instalação do radar no km 235, sentido Norte, da SP 310 e o equipamento já foi aferido pelo Ipem e Inmetro. O limite de velocidade no trecho é de 90 km/h e as placas sobre os limites de velocidade e sobre a fiscalização eletrônica atendem às normas técnicas e já estão implantadas.

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