9 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Número de roubos aumenta 33%

Número de roubos aumenta 33%

02/06/2017 09h09 - Atualizado há 7 anos Publicado por: Redação
Número de roubos aumenta 33%

De acordo com dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública, o número de roubos registrados em São Carlos subiu 33% em abril deste ano, comparando-se o mesmo período do ano anterior. O volume deste tipo de crime, que é cometido sobre ameaça física ou verbal, chegou a 100, o que dá uma média de 3,3 crimes desta modalidade por dia. Em abril de 2016 foram registrados 70 roubos. Em abril do ano passado não houve o registro de roubo de veículos. No mesmo período de 2017 já houve 3.

“Todos os nossos esforços estão na direção de evitar roubos. A principal dupla de meliantes que estava cometendo roubos em São Carlos utilizando uma motocicleta para roubar postos de gasolinas, estabelecimentos comerciais e também celulares de estudantes foi colocada fora de circulação. Nós os prendemos esta semana e esperamos que tenhamos uma redução no número de roubos. Estamos também fazendo operações bloqueio, operação saturação, fiscalização de estabelecimentos comerciais, junto com a Guarda Municipal. Queremos reduzir todos os índices, mas principalmente os roubos”, afirma o comandante da Primeira Companhia da Polícia Militar, Paulo Roberto Nucci Júnior. 

A boa notícia é que o número de furtos de veículos caiu de 66 em abril do ano passado para 48 no mesmo período deste ano. Esta redução foi comemorada por Nucci. “Isso se deve a alguns fatores. A população vem colaborando, cuidando melhor dos veículos, o policiamento está forte e também houve a prisão de alguns indivíduos. Outro fator que já vem ajudando é o radar especial, que detecta o veículo que é produto de furto ou roubo e já passa para os tablets das viaturas policiais”, enfatiza Nucci. 

Outros crimes – O número de furtos cresceu timidamente. Em abril de 2016, foram registrados pela polícia um total de 284. Em abril deste ano o número saltou para 289. A boa notícia é que o número de furtos de veículos caiu de 66 em abril do ano passado para 48 no mesmo período deste ano. Em abril do ano passado não foram registrados homicídios. Em abril deste ano, foi registrado um crime desta modalidade. Outro crime violento que avançou foi o estupro. Em abril de 2016 não houve este tipo de ocorrência. Já neste ano, no mesmo período, foram registrados dois casos. O latrocínio, crime gravíssimo que significa o roubo seguido de homicídio não foi registrado em abril de 2016 e nem em abril de 2017.

Os números da Secretaria de Segurança Pública também apontam que houve, durante todo o ano de 2016, um total de 845 prisões e a abertura de 1.931 inquéritos policiais. Nos primeiros quatro meses deste ano já foram registradas 310 prisões e também houve a abertura de 721 inquéritos policiais. 

O diretor de Coordenação Político Institucional da Secretaria de Governo, o coronel aposentado da PM, Samir Gardini, afirma que os números de São Carlos estão estáveis. “Nós notamos que a polícia vem trabalhando muito, com muitas prisões e intervenções. Nós, pela Prefeitura, podemos agregar a este trabalho, equipando e melhorando a Guarda Municipal, participando de operação, disponibilizando tecnologia para a própria segurança. Vamos criar uma força conjunta na cidade para reduzir o número de ocorrências. 

Gardini ressalta que a legislação está ultrapassada e inadequada para combater o crime atualmente. Devido a estes problemas, segundo ele, muitos dos que são presos, ganham a liberdade rapidamente. “E não é devido ao Judiciário, mas sim a problemas da legislação”. 

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x