4 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Número de trotes sobe quase 46%, diz Polícia

Número de trotes sobe quase 46%, diz Polícia

09/02/2013 12h33 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Número de trotes sobe quase 46%, diz Polícia

Dados do Setor de Comunicação Social do Comando de Policiamento do Interior mostram que o número de trotes passados ao telefone 190 aumentou 45,95% se comparados os anos de 2011 e 2012, a maioria deles passados por crianças (42%). Em nota assinada pela capitão Silvia Maria Silva Tasso, elas atuam das mais variadas formas, sendo que uns gritam, outros riem e outros xingam. “A grande demanda de ligações”, diz a nota, “faz com que, em certos momentos, possa ocorrer espera, ou seja, uma pessoa que realmente esteja necessitando dos serviços da Polícia Militar pode ter seu atendimento retardado porque alguém está passando um trote para o telefone de emergência”.

 

O Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) também é alvo de trotes: “Nós recebemos muitos, a maioria delas de criança, e eles já ligam falando besteira”, diz uma das Telefonistas na Área de Regulação Médica (TARM), que não quis se identificar: “Às vezes perguntamos a data de nascimento e eles não sabem responder, já entra em contradição, pois liga passando uma idade que a gente percebe que não é real, e liga falando besteira mesmo. A maioria dos trotes é assim”, afirma.

Segundo ela, geralmente as ligações são feitas de telefones públicos, e os números que passam trotes são marcados, sendo indicado como trote na próxima vez que liga: “Então, de repente, uma criança usa o celular para passar trote e o pai vai precisar realmente do celular para fazer uma ligação de urgência e o número vai ser acusado como trote. A chamada não vai ser recusada, mas atendemos cientes de que aquele telefone já nos passou trote”.

A atendente afirma que o período de férias e de saída de escola, ao meio-dia, são os momentos em que mais recebem trote. Mas ressalta: “Agora, existem adultos que passam trote também. Peguei uma ligação uma vez em que uma mulher dizia que havia acontecido um acidente na região do CDHU, que a pessoa estava morrendo. Nós não identificamos como trote, o médico saiu na ambulância, e chegamos lá não havia nada, era trote. Também já aconteceu isso, adulto também passa trote. A maioria dos trotes conseguimos identificar e nem passa para o médico, paramos ali mesmo”.

 

MULTA – No dia 17 de abril de 2012, o governador Geraldo Alckmin promulgou lei que prevê multa aos assinantes ou responsáveis pelas linhas telefônicas que passarem trotes aos telefones de emergência (PM, Bombeiro e Samu). Eles serão multados em R$ 1.239, e além disso, o ato prevê detenção de 1 mês a 6 meses, segundo artigo 340 do Código Penal.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x